segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Fim de Ano nos EUA...

Assim, como é fim de ano no Brasil, também o é nos EUA (na China não é).

Em celebração ao fim de ano estadunidense, o 'Onion News' publicou este desenho editorial:




Tradução:

- Papai, o que significa o fato de nós termos produzido a maior pilha de lixo do bairro?
- Significa... que nós vencemos!

~//~

Feliz ano novo, leitores!


Powered by ScribeFire.

sábado, 29 de dezembro de 2007

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Ambulância (filme)

Dois irmãos dinamarqueses precisam de dinheiro para pagar uma operação para a mãe moribunda.

A solução: roubar um banco!

Eles só não planejavam que quando a polícia chegasse ela bloqueasse o acesso ao carro da fuga!
A solução é pegar uma ambulância que estava ali do lado.

O filme então passa seus 75 minutos (um filme curto) com os dois guris fugindo da polícia no melhor estilo "Need for Speed Most Wanted" e negociando com a enfermeira bonitinha e seu paciente enfartado que estavam no lado de trás da âmbulância.

O filme não acerta 100% do tempo, mas tem uma premissa ótima, cenas de fugas espertas da polícia (melhor que este só os filmes do Jason Bourne) e divertimento nórdico.

Recomendável! Quem sabe até faça bem à sua sáude?!

Petrus.

PS: Este filme me ensinou que entre as vantagens de se fugir da polícia de ambulância, além da sirene para fazer o trânsito melhorar, está a possibilidade de você se chapar de oxigênio enlatado. Dá barato!

domingo, 16 de dezembro de 2007

Bee Movie (filme)

Jerry Seinfeld tentou duas vezes fazer um filme usando abelhas de verdade. Depois de ver os resultados, Stephen Spielberg lhe disse: 'Hora, porque você não faz um desenho mesmo e pronto?!'

Bem, este desenho é 'Bee Movie'. E, como se podia esperar de Jerry Seinfeld, temos um belo resultado.
É um filme muito bem feito, muito engraçado, e que provavelmente vai agradar muito mais aos adultos do que às crianças. Afinal, imagino que piadas de advogado e paródias de Ray Liotta fazem mais sentido para quem já tem mais de 18 anos.

O que eu realmente admirei no filme é seu ritmo. É um ritmo ótimo, sempre indo em frente mas sem deixar as piadas se atropelarem umas às outras. Você se senta para assistir o filme e nem vê o tempo passar.

E, por fim, para um filme infantil este aqui tem relativamente pouca pieguice. Isso é bom, se minha opinião contar!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Fast Food Nation (filme)

Queria ver este filme já a algum tempo. Afinal, é de Richard Linklater, certamente meu diretor favorito no momento.

Não confunda este filme com 'Super Size Me'. Este não é um documentário, é uma ficção.

Como você pode imaginar, é um filme que critica a indústria do Fast Food. Bem, na verdade ele critica mais a busca de lucros sem se ligar para a ilegalidade e ética. O filme basicamente se centra em um grande açougue onde o interesse máximo é vender carne ao maior preço, preferencialmente pagando pouco para a fazer. Para isso, nada melhor que contratar mexicanos ilegais para fazer o trabalho sujo.

O filme tem várias histórias interligadas apenas pelo dito açougue. Em todo caso são ótimas pequenas histórias que mostram que o Linklater sabe mesmo construir personagens interessantes. Nelas, você vê o drama humano capitalístico de pessoas que enfrentam condições inumanas de trabalho empurradas sobre elas. Porém, ao mesmo tempo é lembrado para nós de que estas pessoas tem seus próprios motivos para aceitarem, sabendo o que lhes é reservado, esta humiliação toda. Ou seja, no final das contas, ainda somos todos humanos!

Indo além, os melhores momentos do filme aparecem quando fica ele joga em cima de você metáforas interessantíssimas sobre o comportamento humano. Se o filme acabasse com uma destas cenas que estou falando, seria excelente.

Infelizmente, ele não acaba. A última cena é basicamente um melodrama onde se mostra o processo de abatimento de uma vaca, tudo isso ao som de música triste. É uma cena horrível. Horrível como ocasião e horrível como parte de um filme.
É uma cena barata.

É claro que o abatimento de uma vaca é uma coisa feia! Tem sangue, víceras, bichos mortos! Por outro lado, vale salientar que o método utlizado pelo açougue do filme para matar as vacas é o de dar um tipo de choque que mata instaneamente a vaca ao fritar seu cérebro. É muito mais 'humano' do que, digamos, decapitar a pobre vaca com várias machadadas à la 'Apocalypse Now'.

Em outras palavras: um filme que atiçou tanto minha inteligência e racionalidade só tem a perder quando quer apelar para minhas emoções. É como se o filme quisesse agradar a todos os não-capitalistas, tanto aos 'inteligentes' quanto os 'burros'. E ninguém, burro ou inteligente, gosta de quem quer agradar a todos.

Resumindo: Eu recomendo o filme, com certeza, mas antes de o ver, veja um filme de crítica ao capitalismo selvagem DE VERDADE, como 'Roger & Eu' ou 'Obrigado por Fumar'. E, acima de tudo, NÃO veja durante um encontro romântico!

Petrus.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Conversations with Other Women (filme na minha lista)

Descobri este filme no IMDB por acaso.

Tem Aaron Eckhardt e Helena Bonham Carter.

Comentário de um telespectador: "Achei melhor que 'antes do por do sol'".

Enfim, quero ver este filme!

Petrus.