sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

È una questione di diplomazia....

Na Romênia, ritualmente matam-se porcos todo natal.

O país entrou recentemente na União Européia, e dentro dela existem leis sobre o bem-estar dos animais que devem ser respeitadas. Segundo as leis da UE, o ritual tradicional dos romenos seria um "crime".

Os diplomatas romenos tentaram obter das cortes da UE um abono para este ritual. Diziam que seria proibitivo economicamente fazer todos os sacríficos rituais de porcos ficarem mais "humanizados". Disseram que o significado religioso deste evento deveria ser respeitado assim como o são outros rituais de religiões como a Judia. Mas os "eurocratas" diziam que aquilo era um costume, não um ritual.

Parecia que o melhor que a romênia ia conseguir era que os observadores internacionais iriam só torcer o nariz e não penalizar os Romenos por este "crime".

Então veio o minsitro romeno da agricultura, Dacian Ciolos, e deu um argumento que finalente permitiu que os Romenos matassem seus porquinhos legalmente:

"Porque nosso ritual tradicional é considerado um 'crime' na lei da UE mas as touradas na Espanha não são?!"

Diz a economist: Em apenas um ano de permanência na UE, a Romênia já aprendeu a jogar o jogo da diplomacia. Não fale de questões com princípios abstratos, mesmo que hajam argumentos lógicos e racionais por trás deles. O melhor é apontar o dedo para outro país que está se safando de ser pego pela mesma coisa.

Petrus.

Nenhum comentário: