Realmente, quando eu disse a muito tempo que o Oscar deste ano foi muito bom, eu acho que acertei.
Afinal, filmes como "O Labirinto do Fauno" tiveram lá uma bela dose de glória. E este filme definitivamente merece tal glória.
Raramente vi filmes que mesclavam tão bem fantasia com realidade, universo infantil com adulto. É um filme que apresenta duas narrativas, uma do mundo "real" e outra do "fantasioso", e consegue fazer ambas ficarem muito interessantes e verossímeis.
Obivamente todas as mulheres são muito bonitas e devem ter um cerébro do tamanho de suas respectivas gorduras. Vamos a alguns comentários pertinentes.
- Vou torcer pela Miss República Tcheca. Ela é a única com cara de Inteligente. Ironicamente, é loira. - A Miss México é mais bonita de rosto que a Miss Brasil, mas menos gostosa. - A Miss Ucrânia não parece nada Ucraniana. É muito parecida com a Miss Brasil. - A Miss Coréia é muito mais interessante que a Miss Japão.
O título deste filme é "Pi", este símbolo aí em cima. Alías, esta é uma foto da capa do disco da trilha sonora do filme. Achei na Amazon.com. Alías, a trilha sonora é muito boa, feita por Clint Mansell. Quero ver se acho a música tema para baixar.
Quando eu estava na faculdade, este filme chegou a causar o maior bafáfá. Acho que em Londrina este deve ser um dos filmes mais alugados na Delta vídeo.
De qualquer forma, o filme é muito louco. Achei na Amazon.com ele sendo vendido em um pacote especial: Pi + Requiem para um sonho. Eu achei que o Pi copiava o "Requiem", mas é o contrário: Pi é anterior ao "Requiem", e é do mesmo diretor, o que explica as óbvias similaridades. Aliás, isso também explica porque os dois filmes possuem trilhas sonoras tão boas (Clint Mansell em um, Kronos Quartet no outro).
Poderia dizer que este filme é basicamente: "Um Cão Andaluz" misturado com "Waking Life", "Código da Vinci (o livro) e "Angels in America" (digo isso pela profusão de Judeus na parada). Percebem o tamanho da pira?! O ator principal, Sean Gullette, está ótimo e duela diretamente com Ewan McGregor (de Trainspotting) no quesito "pessoa sofrendo com altos problemas de alucinação". Todos os investidores do filme ganharam pelo menos 50% de retorno pelo investimento.
Recomendo este a todo fã de bom cinema, mas recomendo especialmente a quem é matemático ou para quem trabalha com computação.
Logo abaixo um videoclipe do filme, com quase 10 minutos de cenas junto com trilha sonora.
Não... sabem o "Air Guitar", em que um ser finge que está tocando uma guitarra no ar? Bem, o "Air Sex" é basicamente um homem (vestido) fingindo que está fazendo sexo, neste caso em cima de um palco, no Japão, ao som de música, e com um prêmio para a melhor performance.
Japão... ser entediado no Japão deve ser triste...
Esta Comédia com Luke Wilson e Maya Rudolph se provou muito engraçada.
Mas depois que eu ri com o filme... eu fiquei terrivelmente deprimido. Vamos por partes.
A premissa do filme é que um rapaz normal e um moça normal (Luke Wilson e Maya Rudolph) são congelados em um experimento militar para serem acordados em 1 ano. Mas devido ao fato do diretor do experimento ser preso por sua conexão a uma rede de prostituição, os dois são deixados congelados por 501 anos. Quando acordam, descobrem que o mundo ficou extremamente burro e voltado apenas a sexo, monster trucks, luta livre e futebol americano. De fato, os dois recém-acordados são os mais inteligentes seres humanos da Terra. E aí vocês já entenderam a premissa do filme, certo?
Sim, o filme é MUITO engraçado. Risadas garantidas. Mais: um filme que traz uma não-muito-sutil mensagem política e educativa com a qual eu me vejo concordando. Porém o momento deprimente é a explicação de COMO o mundo ficou tão burro em 500 anos.
Como? Bem, basicamente as pessoas inteligentes e racionais, que votam conscientemente, já leram um livro, sabem a diferença entre uma camisinha e uma bexiga e etc, começaram a perceber que ter filhos é uma daquelas coisas que alguns chamam de "responsabilidade" e decidiram que esperariam o momento certo de fazer um bebê. Enquanto isso, entre as pessoas mais discretas cerebralmente...
Abaixo, um vídeo com os primeiros minutos do filme. Garanto que as imagens deixarão clara a história mesmo que você não entenda inglês.
Petrus.
PS: O elenco do filme parece fazer sua parte para impedir o terrível futuro iminente da humanidade. Veja o exemplo de Maya Rudolph, uma das estrelas do filme e filha da cantora Minnie Ripperton, que decidiu ter um filho apenas na já suficientemente madura idade (acho) de 33 anos. Quem é o pai? Um tal de Paul Thomas Anderson, um rapaz que dirigiu um tal filme chamado "Magnólia".
Dois amigos meus vêm de Londrina para São Paulo fazer um concurso público. Aqui, eles precisarão ser guiados até seus locais de prova.
Para os ajudar, peguei com eles o endereço de onde eles teriam de fazer a dita prova (uma tal rua Guaranésia) e, munido disto, fui atrás de uma fonte boa de informações sobre o assunto "Como chegar na rua Guaranésia?!".
Achei que seria uma boa tentar o "Terra Mapas".
Coloquei as informações lá. "Procurando Rua Guaranésia, número 425, em São Paulo, SP.".
A primeira tela que foi-me apresentada depois disto mostrou como realmente o serviço me dá a informação que eu preciso...
Não confunda este filme com o outro "Meninas Malvadas" (Mean Girls), o 50%-clássico e 100%-bem-sucedido filme de comédia. Este é um filme de humor negro com um título que não tem nada a ver com "Meninas Malvadas", deveria ser algo como "Sedução Bonitinha".
Para falar a verdade, as meninas deste filme são deveras traquinas, mas enfim.
Para falar a verdade, achei interessante deste filme que vários atores que fazem SÓ UM PAPEL fazem EXATAMENTE O MESMO PAPEL que sempre fazem.
- Evan Rachel Wood é a adolescente excepcionalmente traquinas e problemática previamente mencionada. Antes disto ela foi uma filha problemática em "Aos Treze" e na série "Once and Again". - Selma Blair é a namorada que é meio deixada de lado pelo namorado, como foi em "Legalmente Loira", "Histórias Proibidas" e na série "Friends". - Ron Livingston é o cara que seria bastante legal e decente se ao menos ele não tivesse traumas passados terríveis que irrompem em comportamentos obtusos. - Jane Krakowski faz o papel de uma mulher que trabalha para uma emissora de TV, fala besteira quando se coloca na frente de uma câmera, e é aliciadora de menores. Mais tarde ela faria na série "30 rock" uma trabalhadora de uma emissora de TV atrpalhada, e antes deste filme ela fez na série "Law & Order" uma aliciadora de menores. - Adi Schall é a menina sexualmente reprimida por sua religião, como ela é em todos filmes que fez. Você comprovará isto vendo o seu perfil no IMDB.
E finalmente - o motivo porque eu escrevi este post meio besta.
- CLYDE KUSATSKU FAZ O PAPEL DE JUIZ! Você está perguntando "quem é esse cara", certo? Bem, ele é um japonês (se bem que nasceu no Hawaii) que SÓ FAZ PAPEL DE JUIZ! Ele foi Juiz nas séries "Shark", "Monk", e "Boston Legal". Para variar um pouco na carreira, ele fez papel em "A Intérprete" de ... chefe da polícia!
Imagine só como este rapaz responde a típica pergunta: "com o que você trabalha?". Ele responde "Eu sou um ator que só faz papel de juiz japonês!".
Começa muito lento, como é um mau costume em filmes mais artísticos. Porém, já no meio, fui pego pela idéia do cineasta Éric Rohmer. Comecei a dar mais risadas. Daí até o final, é uma grande surpresa.
Me lembrou um pouco "Antes do Amanhecer", mas outros que verem o filme talvez discordem. De qualquer forma, um filme onde um rapaz dá e recebe um flerte com uma mocinha no meio de uma perseguição pelas ruas de Paris merece alguns pontos pela idéia.
Um bom filme de terror precisa ter pelo menos momentos em que o espectador se sente devidamente "ligado" ao filme e à emoção que está sendo transmitida para que você fique horrorisado com um médico extraindo um rim de um ara ainda vivo, e não rindo da situação absurda.
É por isso que "Turistas" é um filme de terror que funciona muito bem em não-Brasileiros e em pais ultra-protetores que tem medo que seus filhos viagem sozinhos. Como sou Brasileiro, não-pai e ainda por cima acostumado às mensagens subliminares do cinema, "Turistas" foi um filme de terror que me fez rir e ficar chocado com a maneira que o Brasil é lá retratado.
Sim, este filme se passa no Brasil. A mensagem que o filme passa é: se você for turista no Brasil, você será roubado e depois vão extrair seu rim enquanto você assite à operação.
Este filme é 50% brasileiro. Tudo aquilo que pode ser genuinamente brasileiro no filme, é. O filme foi rodado no Brasil, os atores que fazem papéis de brasileiros são brasileiros mesmo, quem fala inglês macarrônico no filme fala um inglês que genuinamente reflete a maneira brasileira de falar inglês, e etc.
Agora, como Brasileiro, e rodeado dos problemas (e soluções) deste país, eu deveria ter medo da existência de MÉDICOS BRASILEIROS ESPECIALIZADOS EM ROUBAR ÓRGÃOS SÓ DE ESTRANGEIROS?!
Hm... vou mesmo é propor um nome para a continuação deste filme:
Este filme mexicano nos traz uma história que, segundo o narrador em seu começo, se baseia em fatos científicos que realmente aconteceram e um pouco de ficção.
No começo, temos um psicólogo cientista, interpretado pelo famoso Ramón Gay, que faz uma palestra perante a comunidade científica sobre hipnose para se levar pessoas a reviverem momentos de suas vidas passadas. A comunidade conetífica o ridiculariza pela hipótese absurda, e o doutor sai da palestra humilhado.
Disposto a se desfazer do vexame, ele decide que vai provar que seu método de hipnose funciona. Ele hipnotiza a filha e descobre que na vida passada ela era uma Azteca, que amou um guerreiro de seu povo. Mas o amor de ambos era proibido e eles precisavam ser punidos. Isso levou-os a serem sacrificados em uma cerimônia elaborada, com óleos, unguentos e música cantada por uma cantora de ópera, e depois disto o guerreiro foi condenado a passar toda a eternidade guardando de alguns tesouros Astecas.
Como o doutor precisava de provas físicas para mostrar ao mundo que a experiência de sua filha era real, ele e seus colegas vão a uma ruína Asteca e procuram pelos tesouros mencionados. Eles os encontram, mas também encontrama terrível múmia Asteca. Eles conseguem escapar da múmia e fogem com seus tesouros.
Mas eis que no dia seguinte, quando acordam em casa, descobrem que a múmia apareceu no meio da noite e raptou a filha do doutor! Então todos retornam à ruína e salvam a menina, e em um ato de coragem um dos homens dá sua vida para soterrar a múmia.
Infelizmente, o chefe da máfia local, conhecido como "O Morcego", estava escondido vendo a hipnose da menina, então ele sabaia de toda a história. Querendo roubar aqueles e outros tesouros astecas, ele rapta a família do doutor e força-o, como resgate, a traduzir hieroglifos Astecas que iriam os levar a todo o tesouro daquele povo.
Para a sorte do doutor, quando o malvado "Morcego" estava prestes a matá-lo após ele ter decifrado os hieroglifos, surge a múmia, guiada pelos tesouros que lhe foram roubados e estavam com o "Morcego". Salvos pela múmia, o doutor e sua família foge, a múmia recupera seus tesouros e tudo parece bem.
Mas eis que "O Morcego" tinha um plano terrível para ser executado, e a Múmia seria vital para estes planos.
Primeiro, "O Morcego" utiliza uma forma de hipnose para, na calada da noite, hipnotizar a filha do doutor e a fazer, sonâmbula, guiá-lo até o esconderijo secreto da Múmia. Apenas dormindo e hipnotizada ela teria acesso aos sentidos do mundo dos mortos que lhe dariam acesso à localização da Múmia Asteca.
Encontrada a Múmia, em um mausoléu de um cemitério, os comparsas do "Morcego" pedem a ele para a destruírem como vingança pela derrota antes inflingida, mas "O Morcego" nega o pedido. Ao invés disto, ele guarda a localidade para a usar no seu plano maquiavélico futuramente.
Enquanto isso, a garota que foi hipnotizada acorda sem saber de nada que ocorrera. Mas seu pai, o doutor, percebe que ela está com suas pantufas sujas com lama e o ue parece ser pó de mármore. Ele descobre o acontecido analisando o mármore, e determinando que ele vem de um mausoléu. Procurando em todos os mausoléus da cidade, eles descobrem assim o esconderijo da múmia. Porém são surpreendidos depois de sua descoberta pelos comparsas do "Morcego".
Levados à sua presença, são apresentados finalmente ao grane plano maléfico do "Morcego". Eles vêem com horror quando o "Morcego" mostra seus inventos criados a partir de uma tecnologia sinistra e quase satânica que lhe permite pegar pedaços de corpos humanos e animais e lhes dar vida novamente. Juntando pedaços de animais, uma cabeça humana, e placas pesadas de chumbo anti-radiação, todos vislumbram quando o "Morcego" dá vida a uma criatura terrível: o Robô Humano.
Tendo criado a primeira destas monstruosidades "O Morcego" espera com ela destruir a Múmia Asteca, e assim poder roubar o tesouro asteca e criar um exército de robôs humanos para dominar o mundo.
É hora do grande confronto. O "Morcego" leva seus comparsas e seus reféns para verem seu robô humano derrotar a múmia. Uma vez invandido seu santuário, a Múmia Asteca se levanta para defender seu tesouro. Tem início a grande batalha entre as duas terríveis criaturas. De um lado, a ciência, do outro, a força da maldição Asteca.
Depois de um excitante combate, a Múmia vence o duelo. Ela então mata "O Morcego" e quase mata a família do doutor, mas a tempo sua filha evoca sua vida passada e convence aquele que no passado amou para que ele pegue seus tesouros e volte a dormir em paz.
Restaurados os tesouros e derrotado "O Morcego", tem-se novamente a paz.
Petrus.
PS: Achei o trailer no filme no YouTube. Apreciem!
Quando anunciaram, muitos acharam que era piada fazerem um novo filme do Rocky. Este já é o sexto.
O pior de tudo é que está longe de ser uma piada. Não só fizeram o filme, como também fizeram um filme sério e bom.
Não espere ver aqui um típico conto de "boxeador legal bate no boxeador malvado". Não. "Rocky Balboa" passa quase o filme inteiro explorando o Rocky com seus 50 anos, e sua vida como ser humano normal. É um ótimo filme sobre as crises de uma pessoa depois de sua juventude.
O que gostei de ver éque deram uma boa dose de profundidade a quase todos os personagens. O próprio Rocky está bastante decente, os seus conhecidos também, e o "vilão" do filme está longe de ser um "vilão", o boxeador rival de Rocky é um rapaz decente e esportivo, com bastante honra e bom senso.
Com todas estas qualidades, eu aposto que muita gente deve ter se decepcionado com o filme quando o viu. Queriam ver um filme de aventura típico, um blockbuster, e no final encontram um filme sério e digo até quase alternativo. Imagino que os leitores do meu blog prefiram este tipo de filme do que "blockbusters" padrões.
Petrus.
PS: Destaque para os créditos finais, em que juntaram um monte de vídeos amadores de pessoas que imitaram a cena do rocky chegando no topo das escadas. Incluí o vídeo abaixo. Confesso que fica muito melhor ver este vídeo depois de ver o filme, mas paciência, já achei ele no Youtube então vou colocar ele aqui.
Filme de 2001, provavelmente feito antes do 11 de setembro, sobre soldados dos EUA estacionados na Alemanha logo antes da queda do muro de Berlim.
O mote do filme: "A Guerra é o Inferno, mas a Paz é f***ing entediante!"
É isso que se trata o filme. Soldados entediados que fazem merda. Não sabendo o que estã fazendo naquele buraco em uma Guerra Fria que nunca fica quente, só resta aos soldados traficarem armas, produzirem e traficarem heroína, e zoar com os civis.
Um filme muito interessante sobre as forças armadas, e também um filme sobre pessoas que não sabem bem a causa pelas quais estão se dedicando todos os dias. Um filme com direito a citar Nietzche no final certamente é digno de ser visto.
Mas se você não quer saber de filosofia e do sentido da vida, sobra um filme que consegue ser muito intrigante e engraçado.
Pois é, o Lula falou algo que não era 100% bobagem. Era 20% bobagem, mas a não-bobagem é maior e mais importante do que a bobagem.
Diz ele que é contra o aborto como cidadão, e que acha que nenhuma mulher no brasil é a favor, mas que acha que o Estado não deve ser alheio a uma coisa que acontece realmente.
A bobagem é ele obviamente achar que nenhuma mulher é a favor. Acho que existem mais mulheres a favor do que homens, mas posso estar enganado.
Mas a não bobagem, separar sua opinião pessoal da legislação, é ótima.
Em primeiro lugar, porque traz à tona o debate da separação entre papel do Estado e tudo-o-mais-que-não-é-Estado, inclua aí religião, opinião dos poderosos, totalitarismo, fanatismo, etc. Este debate está faltando no mundo de hoje, e acho que é mais importante do que muita gente dá valor.
Em segundo lugar, porque mostra que o Lula não é um completo perdido.
Ouso afirmar que acho que os movimentos pró-vida perdem mais com este pronunciamento do que os pró-escolha, inclusive acho que se o Lula falasse que é favor seu dano sobre o movimento pró-vida seria menor. Falasse ele que era a favor, seria apenas uma opinião em um assunto onde quem já tem uma opinião não quer mudar para outra. Mas pondo desta maneira, está oferecendo uma alternativa que se ancora em argumentos que podem ser aceitos até por pessoas religiosas não-fanáticas, que podem colocar a questão em uma perspectiva que pode criar um debate real.
Chega por hoje. Já falei bem demais do Lula. Melhor parar aqui.
Hoje foi um dia dos mais satisfatórios na história recente da Fórmula 1.
Já seria um ótimo dia só de ver o Felipe Massa, Brasileiro de Botucatu, ganhar.
Adicione o fato de que ele ganhou fazendo melhor volta e Pole Position.
Some que seu companheiro, Kimi Raikonnen, não fez pontos e fez feio perante a Ferrari.
Junte que o Espanhol Fernando Alonso, que mostrou que manjava do circuito da Espanha ganhando lá seu primeiro GP, chegou em terceiro lugar, atrás inclusive de seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Ver o Alonso se dando mal é um espetáculo à parte. Nem na Espanha ele é muito querido.
E para completar, nada como ver o destino do dito espanhol ser selado em um duelo com o Brasileiro. Na primeira volta. Com direito a críticas internacionais ao comportamento do espanhol esquentadinho.
O resultado final é um sorriso em meus lábios. Duvido que só nos meus.
Acabo de assitir este filme com Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly (que está, fisicamente e felizmente, muito mais como nos velhos tempos e menos como em Hulk), e Djimon Hounsou. Os três estão muito bem no filme. Quem diria que o Leonardo DiCaprio, depois de Titanic, se tornaria um ator de primeiríssima linha?!
Como filme, "Diamante de Sangue" começa meio mal, parecendo que vai ser um filme meio canastrão demais explorando um cenário violentíssimo para um filme de aventura e ação meio cheio de clichês. Depois de 1 hora de filme, a coisa melhora e bem. Os personagens, que davam a pinta de que iam ser da profundiade de um pires, ganham uma boa dimensão a partir de então, e no final você está torcendo ativamente por eles. No final, um excelente filme.
Quanto ao problema apresentado, não é novidade para ninguém as tragédias que acontecem na África. O filme tem um ponto positivo no que ele mostra quase que exclusivamente o lado Africano do tráfico de diamantes de sangue. Digo com isso que o filme não apresenta apenas os "Capitalistas mercadores de diamantes" como os vilões terríveis que prejudicam a África. Sim, eles tem culpa no assunto, mas a loucura que reina por lá (muito dela instaurada pelo imperialismo de tempos idos) também contribui para a célebre frase "Deus abandonou a África".
Não é um filme do nível de um "Hotel Ruanda", mas é melhor que "Lágrimas do Sol" (que também é bom). Se quiser um dia fazer uma "sessão África", alugue estes três filmes. Aí veja depois "Dogville" e pule pela janela.
Li esta notícia sobre um muçulmano na Índia que foi preso por sua FAMÍLIA porque teria CASADO.
O rapaz estava ACORRENTADO em um local moribundo onde ficava 24h. De vez em quando, alguém lhe vinha dar seu almoço ou janta enquanto ele ficava acorrentado.
Aparentemente, a moça com quem ele casou era sua namoradinha na adolescência, e era pobre e de uma casta inferior à sua.
Que engraçado. No Ocidente, geralmente a família é malvada com quem NÃO casa!
Quem me conhece sabe que sou um grande apreciador de Vicente Celestino. Sabe também que é em sua homenagem que adotei a alcunha "Petrus Ebrium".
Finalmente tenho a oportunidade, que só agora percebi que podia aproveitar, de compartilhar com todos vocês esta sua música, "O Ébrio", que foi provavelmente a mais famosa de sua carreira. Basta ver este vídeo do momento do filme "O Ébrio" em que Vicente Celestino canta sua famosa música.
Uma crítica: este vídeo deve ter sido feito a partir da versão antiga de 1946, a carcomida pelo tempo. No século XXI o filme foi re-lançado, em VHS e DVD, em uma versão onde a música está de excelente qualidade. Nesta versão, a gravação está meio falha. Mas passa.
A algum tempo, li na CNN.com um artigo sobre um caso que teria estremecido a diplomacia entre EUA e Canadá.
O que teria acontecido é que um agente da CIA, à paisana, teria alugado um carro em uma sua visita ao Canadá, e neste carro ele eria encontrado algo muito suspeito. Era uma moeda de 25 centavos de dólar canadense com o que ele descreveu como sendo algo como "um elemento eletrônico adicional". Parecia claro que havia algo de nanotecnológico ali.
O dito agente da CIA pensou que se tratava de algum tipo de aparelho eletrônico colocado na moeda para rastreá-lo. Havia uma coisa diferente naquela moeda: uma flor vermelha estampada no centro da moeda. Colocada sob luz infravermelha, a moeda emitia uma luz muito peculiar.
Obviamente que houve um furor dentro do departamento de inteligência estadunidense com a ocasião. Estariam até os canadenses contra os EUA?!
Muito tempo passou desde este episódio, em 2004 se não me engano, e finalmente em 2007 veio à tona o caso.
O que realmente aconteceu?!
Bem, a dita moeda estranha, com a flor no meio e a estranha luminosidade infravermelha, era, pasmem... uma moeda normal!
Era apenas uma moeda de 25 centavos comemorativa, em homenagem aos cerca de 117.000 canadenses mortos em guerras que o país participou. A flor vermelha era um dos símbolos do país. Mas, e os resquícios de Nanotecnologia?! Eram reais?! Eram sim! A Dita Nanotecnologia era... um tipo de verniz colocado nas moedas para que a flor vermelha não ficasse apagada ou desbotada com o uso!
Era este o grande mistério. Do lado dos investigadores canadenses chamados a opinar, estes acharam a idéia de colocar um rastreador em um moeda uma idiotice. Que garantia não havia de que a pessoa rastreada não iria gastar a moeda em alguma coisa?!
Um tipo de música do qual sou feliz de ter entrado em contato é a japonesa. Lembro-me de uma visita à fazenda de meu tio Athos em que conheci o sistema SKY de TV por assinatura.
Junto com os canais de TV, haviam canais de rádio. Você colocava em um no SKY e a TV tocava música e exibia um bizarra tela preta. Sempre achei estranho uma TV com uma tela colorida de preto, em oposição a uma TV desligada (é diferente, acreditem).
Hoje, visitando um outro blog, vi este belo vídeo que me lembrou do meu canal de rádio favorito naquela visita: o de música japonesa. Meus primos, que também estavam por lá, ficaram menos entusiasmados com minha escolha, mas eles por sua vez me decepecionaram quando não quiseram sair de casa para fazer faculdade, então estamos quites.
Apreciem.
Petrus.
PS: Um Update. Descobri lendo a descrição do vídeo no YouTube que o nome destas "guitarras" é "Shamisen".
A cidade está em polvorosa. O Papa está em SP. Sexta-feira será dia de ponto facultativo.
Ontem eu peguei um ônibus para voltar para casa e demorei 1 hora e 40 minutos na viagem. Foi a viagem de ônibus mais demorada desde que comecei a trabalhar em SP. Uma moça mais irritada do que eu colocou a culpa no Papa. Ou no "Papinha", como ela chamou-o. Ri alto com a situação.
Acho que no fundo o Papa é um bom rapaz. Mas um pouco mal-orientado. Sempre que vejo notícias sobre seus discursos, sempre vejo que ele exalta (ou a mídia o foca exaltando) algum aspecto do catolicismo ultraconservador. A última que me lembro é a pregação dele contra o divórcio e o segundo casamento. Lendo a notícia, pensei: "Com tanta coisa acontecendo no mundo, ele vai xingar o divórcio?! Não tinha coisa melhor para xingar?!". Fico pensando porque o Papa não adota uma postura mais como o Dalai-Lama ou Barack Obama, e foca em coisas boas em geral. Transmita uma mensagem de paz ou de esperança. Afnal, com isto no pior dos casos ele será xingado só por ser excessivamente piegas. Podia adotar um discurso próximo ao que aparece no começo do livro "Guia do mochileiro das Galáxias":
(...)Nossa história acontece cerca de 2000 anos depois de um cara ter sido pregado em um tipo de árvore por ter dito que as pessoas deviam ser legais umas com as outras para variar.(...)
Para mim, isto sim é definir de forma elogiosa o cristianismo. Talvez tirando a parte da árvore.
A revista Inglesa "The Economist" pode parecer, e é de certa forma, voltada para o público porco-capitalista-chovinista. Mesmo assim, é uma senhora revista!
Em uma reportagem especial de 14 páginas sobre as cidades do mundo e as péssimas condições de vida nas favelas do Brasil, da China e em especial da Índia, encontramos este parágrafo sobre as péssimas condições ambientais que seguem o rápido crescimento Chinês.
"Shenzen, uma cidade que cresceu à custa do meio-ambiente, está se declarando um exemplo que não deve ser copiado. Mas tem cidades na Ásia que querem mostrar que estão fazendo algo pelo bem da ecologia: em Riuli, uma cidade na fronteira de Myanmar, vende-se painéis solares com tanta naturalidade quanto se vende sexo."
Hoje é um dia interessante: acabo de descobrir uma bela função do Firefox, o Fullscreen.
Usar o browser fullscreen sempre foi para mim um suplício. Primeiro, porque ele sempre ficava fullscreen porque eu apertava um botão errado. Segundo, porque em fullscreen desaparecem uma pá de funções que eu sempre achei úteis, como a barra de endereços e de pesquisa, além da barra do windows. Perder estes nunca valeu o ganho de tela. Pior de tudo, tirar do modo fullscreen sempre foi uma aventura porque o botão que o retiraria sempre ficava oculto pela expansão da tela!
Mas com o Firefox foi diferente. Obviamente descobri esta função hoje ao apertar por engano o F11. Bem, para minha surpresa, o Firefox fullscreen tem grande sensatez!
- Não tira a barra dos endereços, apenas a encolhe. - Não tira a barra das abas. - Tira apenas a barra do windows, mas o firefox já serve várias funções então eu preciso menos do windows. - A maior sensatez está em não tirar do ar os botões "minimizar, restaurar, fechar". Assim, para tirar do fullscreen, é só apertar "restaurar"!
E, no final das contas, a descoberta maior: navegar na internet na tela cheia é bastante cômodo!
Canta muito bem, tem uma bela duma Big Band à sua disposição, sabe escolher bem suas músicas, e ainda por cima faz bem tanto aos ouvidos quanto aos olhos!
Os Japoneses, por incrível que pareça, contribuem para orgulhar o Jazz.
Temos, por exemplo, o Kyoto Jazz Massive, grupo com forte influência do "novo jazz" de todas as partes do mundo, inclusive no do nosso Brasil, que faz Jazz de qualidade e bastante apreciável tanto por jazzistas quanto por quem curte música eletrônica leve.
Mas aqui queria escrever sobre o Black Bottom Brass Band - que em tempos de Big Brother Brasil é a melhor combinação possível de múltiplas letras "B". Estes japoneses conseguem fazer de algo bizarro e praticamente horrível - a breguice da mídia pop japonesa - algo muito massa. Dê a eles pokemóns e coisas coloridas e temos uma cacofonia bizarra. Dê a eles a estrutura de uma Big Band dos tempos de ouro e VOILÁ! Big Band Jazz com metais e um som muito divertido!
Só mesmo os japoneses e seu característico "Engrish" ("Ingrêis") para justificar músicas com títuos como "Mr. Porno Man" e "Hard Work for Blow Job", se bem que a música mais massa do álbum que conheço é "Exit". Não se iluda: o jazz aqui é bom, excelente! É um tributo excelente às Big Bands, e mais de um bar ou clube ficaria animado com o som dos metais desta rapaziada.
Descobri este rapaz e seu grupo fantástico de blues nesta página.
Foi um excelente achado. Blues do bom, puxando tanto para o lado da raiz quanto o mais moderno. O estilo e os instrumentos são modernos, os temas não. Nada como músicas como "A casinha do cachorro é meu lar", e a evolução dos Bluesman que vai do "Cadillac Blues" para o "Cadillac Baby".
Otis Taylor deve se sentir menos só no papel de manter a boa tradição do blues de raiz com gente como o Johnnie Basset por perto.
No meu post anterior falei sobre a incrível programação de um sábado de madrugada.
Vejo esta fala no canal evangélico, um aparente passo para a frente, enquanto minha fita com o Saturday Night Live com Hugh Laurie está em pause e eu busco mais cerveja Stella-Artois:
"A realidade é que, a igreja apoiando ou não, as pessoas estão fazendo sexo. A igreja querendo ou não, as pessoas estão se divorcidando quando estão infelizes com seus casamentos. A Igreja querendo ou não, estão ocorrendo abortos no Brasil." "E é triste ver quantas mulheres estão fazendo abortos em clínicas precárias de fundo de quintal, sem devido cuidado. O Estado deveria oferecer condições apropriadas para estas mulheres não terem de se valer destas clínicas precárias. É um dever do Estado que o Estado se recusa a cumprir".
"E agora vamos ver o que Jesus tem feito pelas pessoas que estão orando por Ele todos os domingos..."
Ops. Estava indo tão bem, mas foi dar dois passos para trás. VT das orações de domingo, que pena.
Dei PLAY e fui ver o Hugh Laurie. Com participação especial de nosso Judeu favorito, Sacha Baron Cohen (Borat)!
É madrugada de sábado para domingo, dia 5 para dia 6 de maio de 2007.
Enquanto o canal dos evangélicos passa o incrível debate "camisinha, aborto e casamento, quem deve decidir é a igreja ou a consciência de cada um?", que envolve participação do "público" e que me coloca medo...
... o SBT exibe DONNIE DARKO!
Nada mal! Donnie Darko é um filmaço! E muito mais inteligente do que discutir sexualidade no canal evangélico!
Mas por que tem que passar só na obscura madrugada? Filmes bons deveriam passar direto na Tela Quente e na Sessão da Tarde!
"Por quê você sempre se veste de coelho?!" "E Por quê você sempre se veste de Humano?!"
Acabo de descobrir, em uma fonte discutível, duas estaísticas que ando quebrando.
- Os libaneses são o povo que mais assiste filmes por ano (cerca de 35,5 por ano). Já assisiti bem mais do que isso em uns dois meses, e apesar de ser do país com o maior número de libaneses (e descendentes de libaneses) fora do Líbano, não descendo deles.
- Os fãs de Saturday Night Live mandam por mês cerca de 500.000 cartas ao show. E eu nunca mandei UMA sequer!
Hmmm... que sabe eu mande alguma no futuro próximo?!
Você provavelmente sabe o que é um ATARI, aquele video-game dos anos 80 que tinha o genuíno "JOYSTICK", o "pauzinho da alegria", que era um pauzinho com um reles botãozinho na base. Também provavelmente sabe quão decrépitos são para os padrões de hoje os gráficos de um ATARI.
Mas você já viu os comerciais do dito ATARI, nos anos 80?
Resumo: Muito loucos.
Aqui vai uma seleção de 3 que achei no YouTube:
Pole Position. (Corrida de F1 no ATARI, e o mais louco dos três)
Se quiser, procure mais alguns na barra do lado do vídeo no Youtube.
Extra: Nesta linha, tem um comercial da SEGA promovendo o GAME GEAR, video-game portátil a cores cujo maior concorrente (Game-Boy) não tinha cores. Também muito louco.
O presidente de Gambia, na África, Yahya Jammeh, descobriu a cura da AIDS. Segundo ele, é uma certa combinação de 7 ervas que eliminam o vírus em três dias.
A TV do país já mostrou a notícia várias vezes. O presidente se oferece para cuidar de pacientes com AIDS nas quintas-feiras. Ele vem de uma família de herbalistas.
Uma oficial da ONU no país declarou que não achava que aquela cura funcionava e que talvez a notícia encorajasse mais pessoas a fazer sexo não-seguro. Foi deportada.
Imagine a seguinte cena: você vê um homem meio estranho, meio maltrapilho e com uma expressão meio suspeita em sua face caminhando na calçada em direção contrária a você. Você imagina que:
A) É um assaltante? B) É um assaltante que quer roubar VOCÊ? C) É um Terrorista? D) É alguém que está caminhando porque está indo para algum lugar?
Este filme de Wim Wenders é sobre pessoas que não responderam D.
Mais do que isso, é sobre o crescente número de pessoas nos EUA que, depois do 11 de setembro, acharam mais "razões" para responderem qualquer coisa menos D.
Bom acompanhamento para "Crash" ou para filmes do Lars Von Trier.
Petrus.
PS: O DVD do filme tem um extra excelente com uma entrevista do Wim Wenders. Também tem um extra bizarro que foi chamado de "clipe do filme". Achei que era um clipe musical, já que a música do filme, por ser do Wim Wenders, é ótima. Mas na verdade este "clipe" é um resumo do filme em 12 minutos. O que é isso? Versão do filme para o festival de curtas?!
Aluguei este filme, "Xiang Ri Kui", porque era do mesmo diretor do interessante filme "Banhos". Em inglês ele recebeu o nome de "Sunflower". Em Portguês, ficou como "Flores do Amanhã". Desta vez, acho que o nome em português ficou melhor do que em inglês.
Desta vez a história não é sobre uma casa de Banhos na China. É sobre a relação entre um garoto e seu pai, bastante tumultuosa.
Sabe todas aquelas vezes que seu pai lhe falou "eu sei que você não gosta disso, mas é para o seu bem"? Então, o filme todo é basicamente sobre essa frase.
Verdade seja dita, mesmo o pai do garoto sendo um cara que batia nele quando aprontava, rasgava suas figurinhas, obrigava ele a estudar arte senão não podia brincar com os amiguinhos, arruinava seus negócios como camelô clandestino, não deixava ele pegar um trem para a cidade de Guangzhou para criar vida nova lá, e decidia por ele quando a namoradinha adolescente dele deveria ou não fazer um aborto, eu confesso que fiquei mais do lado do pai que do filho. Afinal, o pai se mostrou uma pessoa bastante ética, recusando-se a dar presentes fúteis ao líder do partido comunista em troca de uma casa melhor e também aceitando sofer 6 anos de trabalhos forçados e tortura em uma prisão chinesa para "traidores da pátria" para que outros não tivessem de sofrer em seu lugar. E além disso, o filho é um pestinha.
Alguns historiadores famosos se referiam com certas saudades ao "modo de produção asiático", sobre como as sociedades do mundo antigo do oriente médio e da áfrica (Egípcios, Fenícios, Mesopotâmios, Persas, etc.) trabalhavam em harmonia e praticamente segundo o comunismo de Marx.
Eu sou mais fã do "mode de produção Adam Mckay", diretor de "Talladega Nights" e também de "Anchorman: The Legend of Ron Burgundy".
Em resumo, eis aqui como o diretor faz os seus filmes.
Passo 1: Reúna o MELHOR grupo de comediantes e de atores acostumados a improvisar que for possível. Isso inclui reunir em um mesmo filme Will Ferrel, John C. Reilly, Sacha Baron Cohen (o Borat), Jack McBrayer, e etc. Passo 2: Pegue uma camera e aponte na direção destes caras. Passo 3: Peça para eles: "Falem alguma coisa engraçada." Passo 4: Repita o processo duas, três, quatro, novecentas e noventa e nove vezes. Passo 5: Na hora de editar o filme, escolha duas horas com as piadas mais engraçadas que foram faladas naquelas novecentos e noventa e nove vezes. Passo 6: O que fazer com o resto das piadas que não entraram no filme?! FAÇA OUTRO FILME!
Sim, o filme tem Will Ferrel. Sim, o filme é engraçado. Sim, o filme é MUITO engraçado. E sim, tem cenas excluídas o suficiente para fazer OUTRO filme.
E Adam Mckay realmente fez um outro filme, com roteiro diferente do original, só usando as cenas excluídas de quando filmou "Anchorman".