segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Fim de Ano nos EUA...

Assim, como é fim de ano no Brasil, também o é nos EUA (na China não é).

Em celebração ao fim de ano estadunidense, o 'Onion News' publicou este desenho editorial:




Tradução:

- Papai, o que significa o fato de nós termos produzido a maior pilha de lixo do bairro?
- Significa... que nós vencemos!

~//~

Feliz ano novo, leitores!


Powered by ScribeFire.

sábado, 29 de dezembro de 2007

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Ambulância (filme)

Dois irmãos dinamarqueses precisam de dinheiro para pagar uma operação para a mãe moribunda.

A solução: roubar um banco!

Eles só não planejavam que quando a polícia chegasse ela bloqueasse o acesso ao carro da fuga!
A solução é pegar uma ambulância que estava ali do lado.

O filme então passa seus 75 minutos (um filme curto) com os dois guris fugindo da polícia no melhor estilo "Need for Speed Most Wanted" e negociando com a enfermeira bonitinha e seu paciente enfartado que estavam no lado de trás da âmbulância.

O filme não acerta 100% do tempo, mas tem uma premissa ótima, cenas de fugas espertas da polícia (melhor que este só os filmes do Jason Bourne) e divertimento nórdico.

Recomendável! Quem sabe até faça bem à sua sáude?!

Petrus.

PS: Este filme me ensinou que entre as vantagens de se fugir da polícia de ambulância, além da sirene para fazer o trânsito melhorar, está a possibilidade de você se chapar de oxigênio enlatado. Dá barato!

domingo, 16 de dezembro de 2007

Bee Movie (filme)

Jerry Seinfeld tentou duas vezes fazer um filme usando abelhas de verdade. Depois de ver os resultados, Stephen Spielberg lhe disse: 'Hora, porque você não faz um desenho mesmo e pronto?!'

Bem, este desenho é 'Bee Movie'. E, como se podia esperar de Jerry Seinfeld, temos um belo resultado.
É um filme muito bem feito, muito engraçado, e que provavelmente vai agradar muito mais aos adultos do que às crianças. Afinal, imagino que piadas de advogado e paródias de Ray Liotta fazem mais sentido para quem já tem mais de 18 anos.

O que eu realmente admirei no filme é seu ritmo. É um ritmo ótimo, sempre indo em frente mas sem deixar as piadas se atropelarem umas às outras. Você se senta para assistir o filme e nem vê o tempo passar.

E, por fim, para um filme infantil este aqui tem relativamente pouca pieguice. Isso é bom, se minha opinião contar!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Fast Food Nation (filme)

Queria ver este filme já a algum tempo. Afinal, é de Richard Linklater, certamente meu diretor favorito no momento.

Não confunda este filme com 'Super Size Me'. Este não é um documentário, é uma ficção.

Como você pode imaginar, é um filme que critica a indústria do Fast Food. Bem, na verdade ele critica mais a busca de lucros sem se ligar para a ilegalidade e ética. O filme basicamente se centra em um grande açougue onde o interesse máximo é vender carne ao maior preço, preferencialmente pagando pouco para a fazer. Para isso, nada melhor que contratar mexicanos ilegais para fazer o trabalho sujo.

O filme tem várias histórias interligadas apenas pelo dito açougue. Em todo caso são ótimas pequenas histórias que mostram que o Linklater sabe mesmo construir personagens interessantes. Nelas, você vê o drama humano capitalístico de pessoas que enfrentam condições inumanas de trabalho empurradas sobre elas. Porém, ao mesmo tempo é lembrado para nós de que estas pessoas tem seus próprios motivos para aceitarem, sabendo o que lhes é reservado, esta humiliação toda. Ou seja, no final das contas, ainda somos todos humanos!

Indo além, os melhores momentos do filme aparecem quando fica ele joga em cima de você metáforas interessantíssimas sobre o comportamento humano. Se o filme acabasse com uma destas cenas que estou falando, seria excelente.

Infelizmente, ele não acaba. A última cena é basicamente um melodrama onde se mostra o processo de abatimento de uma vaca, tudo isso ao som de música triste. É uma cena horrível. Horrível como ocasião e horrível como parte de um filme.
É uma cena barata.

É claro que o abatimento de uma vaca é uma coisa feia! Tem sangue, víceras, bichos mortos! Por outro lado, vale salientar que o método utlizado pelo açougue do filme para matar as vacas é o de dar um tipo de choque que mata instaneamente a vaca ao fritar seu cérebro. É muito mais 'humano' do que, digamos, decapitar a pobre vaca com várias machadadas à la 'Apocalypse Now'.

Em outras palavras: um filme que atiçou tanto minha inteligência e racionalidade só tem a perder quando quer apelar para minhas emoções. É como se o filme quisesse agradar a todos os não-capitalistas, tanto aos 'inteligentes' quanto os 'burros'. E ninguém, burro ou inteligente, gosta de quem quer agradar a todos.

Resumindo: Eu recomendo o filme, com certeza, mas antes de o ver, veja um filme de crítica ao capitalismo selvagem DE VERDADE, como 'Roger & Eu' ou 'Obrigado por Fumar'. E, acima de tudo, NÃO veja durante um encontro romântico!

Petrus.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Conversations with Other Women (filme na minha lista)

Descobri este filme no IMDB por acaso.

Tem Aaron Eckhardt e Helena Bonham Carter.

Comentário de um telespectador: "Achei melhor que 'antes do por do sol'".

Enfim, quero ver este filme!

Petrus.

sábado, 24 de novembro de 2007

Paris, te Amo (filme)

Antes de ver este filme, achei que ele seria uma espécie de "Simplesmente Amor" só que em Paris. Sim, imaginei que a pieguice dominaria a cena, mas "Simplesmente Amor" é muitíssimo engraçado e bom. Se este fosse parecido, seria ótimo.

Bem, não tem nada a ver.

O filme tem umas 15 historinhas de uns 5 minutos cada uma. Um diretor(a) diferente comanda cada cena. E as cenas em si são das mais variadas, com vários temas ligados a "amor", nem sempre piegas demais e quase nunca com a intenção de ser ENGRAÇADO, apenas no máximo "engraçadinho", ou ás vezes triste mesmo.

No final, é um filme "cult", que aspira falar de 'amor em tempos de globalização' e consegue mesmo só me lembrar o porquê de filmes "cult" terem como característica principal o fato de que ninguém os assiste.

Vamos falar primeiro do lado bom: algumas das historinhas do filme são ótimas. As do Walter Salles e Alfonso Cuáron por exemplo são bem legais. Além disto, algumas das histórias tem bons atores nelas: Maggie Gylenhaal, Nick Nolte, Fanny Ardant, Natalie Portman, etc.
Mas para chegar a elas você tem que passar pelas outras várias historinhas escritas por hippies anti-americanos. Isso inclui, entre outras, a história do romance dos dois Africanos pobres em Paris e também a história que defende a moral de que "mulheres muçulmanas com véus são lindas e aculturadas e se você prefere elas peladas você é um porco chauvinista e misógino" .

Mas para mim o trágico é o filme ser em Paris.
Não vasculhei 100% do elenco de diretores, mas no que eu vi haviam diretores brasileiros, estadunidenses, africanos, australianos, e só um ou dois franceses. Eles definitivamente são minoria nesta lista.
O elenco tem franceses, sim. Mas eles também são minoria, um ou dois aqui e acolá.
Praticamente todas as história tem personagens 'globalizados', ou seja, de todo canto e cultura do mundo. Parisiense nativo que é bom, quase nada.

Ou seja, no fim das contas este filme podia muito bem ser "Liubliana, te amo!", mas escolheram Paris. Obviamente não acharam que a capital da Eslovênia (Liubliana) tinha o mesmo apelo comercial de Paris.
Aparentemente não aprenderam com David Lynch: se quiser ser diferente, seja diferente MESMO.

Meu veredito final: eu provavelmente não seria nem um pouco ácido com este filme se, ao invés de um longa-metragem, ele fosse separado e distribuído como 15 curtas separados e pronto.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Arte, para um mundo melhor.

Cito o alemão Alec Empire:
"Cresci em Berlim, depois da segunda guerra mundial. Achávamos que a sociedade alemã tinha se tornado nazista por causa da arte criada durante o período. Por isso acreditamos que precisamos criar uma nova arte que leve a um mundo melhor."

Quem é Alec Empire, você pergunta? Bem, é o alemão que fez esta contribuição para a arte e para um mundo melhor:



Temos futuro!

Petrus.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Eraserhead (filme)

Eraserhead (cabeça de apagador) é um filme surrealista de David Lynch.

Isso basicamente já resume bem o filme, não?
Se forem me perguntar, para mim o filme é uma metáfora sobre como as pessoas que nos rodeiam em nossas vidas complicam nossas vidas excessivamente, a ponto de que gostaríamos de jogar tudo para o ar e sermos livres, começar de novo, mas infleizmente não fazemos isso porque sabemos que é difícil e assustador.

Se acharem que eu viajei nessa, bem, vocês não viram Eraserhead. ISSO, sim, é uma viagem.

Enfim, recomendo este filme apenas para os velhos e bons fãs de cinema surrealista, que vão ter um prato cheio e lembrar bons tempos de Buñuel.

Não é recomendável ver este filme em um encontro romântico. Se a mocinha que lhe acompanhar aguentar ver o filme até a cena onde, no palco dentro do radiador da casa do Eraserhead, a loira com bochechas do fofão dança uma polca antiga enquanto pisa na sujeira do sangue dos fetos de aliens (ou mutantes, talvez) que estão espalhados no chão... eu acho que esta cena será a gota d'água!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 17 de novembro de 2007

Café e Cigarros (filme)

Existem filmes que eu simplesmente PRECISO ver apenas devido a seus nomes. Café e Cigarros era um destes filmes.

Eu o assisti quando saiu no cinema. Foi responsável por minha única ida a um cinam na Av. Paulista, cujo nome esqueci mas que definitivamente merecia uma nova visita devido a sua boa localização e boa infra-estrutura. Isso foi, acho, que em 2004, talvez 2005. O filme em si é de 2003.

De qualquer forma, café e cigarros é um filme de Jim Jarmusch, o mesmo diretor de "Flores Partidas". O filme é filmado em preto & branco e tem no elenco nomes como Roberto Benigni, Iggy Pop, Cate Blanchett, Alfred Molina e Bill Murray, todos eles interpretando eles mesmos e cafeinados ao máximo.

O filme tem 9 histórias, todas elas envolvendo café e cigarros e nenhuma tendo nenhum sentido. Para quem aprecia um bom diálogo sem nexo, este filme se tornará um clássico.

Para quem não aprecia um diálogo sem nexo, o filme também inclui poucas cenas de ação e nenhuma historinha com alguma continuidade. Então você terá milhares de motivos para detestar o filme e largar seu(ua) namorado(a) que só quer ver filmes 'Cults'.

Mas mesmo para o maior detestador de filmes parados e em preto & branco, "Café e Cigarros" é um filme difícil de se odiar. Afinal tem Iggy Pop e Tom Waits no meio, e se você já bebeu café ou fumou um cigarro você terá alguma coisa a apreciar no filme, seu viciado.

Petrus.

PS: O DVD do filme (que recentemente tive em mãos e portanto me levou a escrever este post) inclui uma versão do filme no formato mp4, para que você o veja em seu Ipod ou similar em uma telinha minúscula e obviamente sem legendas. Interessante se você estiver em um ônibus viajando para Londrina ou coisa do tipo, e menos interessante em 90% de outras ocasiões. Talvez ele tenha sido colocado no DVD para frustrar pirateadores, que são levados a copiarem apenas a versão minúscula (que ocupa menos espaço) e alienar seus clientes no camelódromo. Espertos, hein?!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Ratatouille (filme)

Foi com uma certa incredulidade que eu via revista SET dar uma nota 10 perfeita a este filme de desenho animado. Sempre fui um apreciador das notas da SET e sempre as achei justas. Mas 10 para este filme de animação? Merece?

Tenho que dizer que, depois de ver este filme, acho que a nota é perfeitamente justa!

Não é exatamente um clássico nem um filme que vou querer ver várias e várias vezes no futuro, como outros meus favoritos. Mas é muito divertido e bem-feito, e não consigo pensar em nenhuma crítica a fazer sobre o filme.

Portanto fica a dica. Não digo que este filme é "Imperdível", mas digo que cai bem para ser visto a praticamente qualquer momento.

Guarde este para uma ocasião especial, em que quiser ver um filme com uma mocinha e não souber exatamente qual pegar na locadora para tal ocasião. "Ratatouille" é uma boa aposta.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 10 de novembro de 2007

Quebra de Confiança (Breach) (filme)

Este filme, com Chris Cooper, Ryan Phillipe e Laura Linney, é muito bem feitinho e vale a pena ser assistido.

Tem uma história real de um espião, uma trama interessante e bem interligada, e atuações excelentes dos três atores ditos acima.

Ótimo filme para quem gosta de filmes de espiões.


Powered by ScribeFire.

O Destino do Robocop.

Lembram do RoboCop? O policial-robô dos anos 80?

Bem, o ator que fez o dito cujo, Peter Weller, deixou de lado a carreira de ator e foi para a Itália estudar arte (ou arquitetura).

Hoje ele é professor universitário da matéria. Na Itália.

Deixar de ser o robocop e virar professor de arte... é deveras pós-moderno!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

domingo, 4 de novembro de 2007

A PADARIA DO PADEIRO PIRATA, POST 2

Durante suas muitas viagens, aquele padeiro pirata tinha aprendido diversas técnicas, de várias regiões, de se fazer café. Muitas das passagens de sua vida aquele homem não se recordava. Mas do café, ah, isto sim ele se recordava. Sempre. E como o café em si, produto de seus rituais, auxilia o pensar do ser humano, também o ritual que antecedia seu consumo auxiliava o pensar daquele ser humano em particular. Bastava o padeiro pirata re-fazer um cafezinho da mesma maneira a qual ele fez um café na ocasião que estava tentando lembrar, e ele logo se recordava de todo o acontecido.
E depois de pronto mais um bule de delicioso café à moda eslovena, o padeiro pirata recordou-se do ocorrido.
- Ah! Sim! Realmente, foi em Liubliana que eu, aquele cão croata e aquele pantagruélico palestino cruzamos nossos caminhos! Eu me lembro bem cruzávamos o rio Liubliânica, que corta a capital eslovena tal como um grande médico corta com seu bisturi a carne a ser operada, pelo dia e pela noite, zelosos para que nossas visões que, unidas, davam apenas uma e meia, não deixassem passar em branco quaisquer atividades deveras negras.
- Entendo, entendo, Alberto. Mas, antes de você continuar suas histórias passadas na Eslovênia, você pode me dar um pouco do café que você acaba de preparar?!
- Hora, hora, meu caro amigo, como atreve-se a interromper-me no meio de uma lição de vida tão importante quanto aquela que agora mesmo você iria escutar?
- Bem sabes, Alfredo, que quem vem à padaria procura ou café ou, os desajustados, pão. Deixe as lições de vida para a vida. E me dê o café.
- Bah! Sois impertinente! Saiba que só lhe partilho este café porque conheço-lhe de longa data, e sei que através desta barba mal-feita que lhe afigura o rosto já passaram diversas histórias devida a ponto de eclipsar a que eu estava prestes a lhe contar!
Na verdade Alfredo deixava seu cliente beber o café porque iria precisar dos cinqüenta centavos que ia lhe cobrar por ele.


Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A PADARIA DO PADEIRO PIRATA - PRÓLOGO

Chave na mão. Mais uma manhã se iniciava. Olhou para os céus.
Entre ele e o céu, o letreiro.

"Padaria".
...padaria.

- Padaria!
Disse. Gritando como sempre.
Padaria. Era o que o letreiro dizia. E ele que o tinha posto.
Que outro colocaria?! Haviam outras opções. “Cafeteria”, ele já pensara antes. Era óbvio! Isso exaltaria o café! O sagrado e miraculoso café!
Mas não, “cafeteria” não seria o melhor dos letreiros. Porque? Porque em sua mente, cafeterias eram lugares razoavelmente chiques. A cafeteria estaria para a padaria assim como o “pub” estaria para o bar. Se bem que obviamente os extremos eram outros. No pub, em sua mentes, iriam os yuppies, os tiozinhos, e os os aspirantes a tais vagas. No bar iriam os bêbados. Nada contra, é claro, tinha ele contra os yuppies, os tiozinhos, e os bêbados, visto que dos ele já tivera sido todos, com seus prós e contras. Tinha gostado em especial dos tempo de yuppie, porque os de bêbado eram cheios de ressaca. De qualquer forma, não, “cafeteria” significava para ele algo com um grau de chiqueza superior ao de sua “padaria”, e portanto a palavra trairia seu consciente ainda mais do que a “padaria” já o fazia.
Alguma outra palavra para o letreiro? Porque não “serraria”, ou “fábrica”, ou “martelinho de ouro”? Bem, porque o lugar era uma cafeteria ou talvez padaria, e nenhuma destas outras coisas.
- Oh, existência. Mais uma vez apregas-me esta peça do vocabulário da língua portuguesa. Sois cruel.
Parou e pensou.
- Existe o verbo “apregar”?!
Girou a chave e entrou.

Este era o pensamento do dia, o incrível verbo apregar.
Tudo bem, na verdade não era o do dia, era o do início da manhã. O dia era longo, sabe como é. Era o pensamento do dia até surgir outro para surrupiar seu lugar.
Foi à cozinha e apanhou sua chaleira favorita. Era hora de esquentar a água! Um ritual dos seus favoritos.
Depois de minutos, a água borbulhava. Ele sempre achava que a água ficava feliz em borbulhar. Era um prelúdio do seu futuro próximo, um belo futuro. Não sabia ele se a água tinha sentimentos ou não, mas sabia que alguém já tinha ganho um prêmio (IgNobel) por ter estudado a memória da água. E depois por ter estudado se a memória era binária.
- ZeroZeroZeroUmZeroUmUmUmZeroZeroZero – Disse ele à água. Imaginou se ela se lembraria disto. Ele já tinha esquecido – quantos zeros falei? E em que ordem intercalei-os com números um?
Enquanto seu ritual sagrado diário continuava, sua mente voava. Longe, como sempre, como não poderia deixar de ser. Depois de tudo o que tinha vivido, depois de tanto existir, menos não seria esperado, nem tolerado. Era ele, ele era, e se chamava...
- Bom dia!
O primeiro freguês do dia!
- Bom dia, meu caro. Como vai você?
- Muito bem, obrigado. Por favor, pra mó de dá um pá já de manhã, me vê um cafezinho; seu...
- Alberto.
- Alberto! Um cafezinho, Alberto!

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Amanhã é dia 1 de Novembro!

E dia 1 de novembro, vocês já sabem, é o dia em que começa o NanoWriMo!

Então, meus caros leitores (se é que algum ainda está por aí depois de minha ausência de updates), a partir de amanhã vocês talvez poderão se refestelar em pequenos trechos do incrível romance "A Padaria do Padeiro Pirata".

Nos vemos daqui a 50.000 palavras.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O Virgem de Quarenta Anos

Acabei de assistir, finalmente, a este filme.

Ele foi responsável por alavancar a carreira de uma bela panca dos atuais figurões do cinema de comédia de hoje em Hollywood. Entre eles, Steve Carell, Seth Rogen e Judd Apatow.

Também foi capaz de gerar uma enorme renda para todos os envolvidos no projeto. Conseguiu belos números em bilheteria e locações.

Não é para menos. O filme é realmente MUITO engraçado.

Recomendo.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

Morre Paulo Autran...

... e o Fidel continua vivo.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Juliana Paes pode ser a próxima BondGirl

(leia aqui)

Já vi que o próximo filme do James Bond terá atuações excelentes.
E será bastante cerebral... para a cabeça de baixo.

Petrus.

PS: Nada contra a Juliana Paes, mas no duelo (e que belo duelo!) entre ela e a Eva Green... prefiro a Eva Green.


Powered by ScribeFire.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Rice inclui Lula entre 'líderes democráticos responsáveis'.

(Leia Aqui a reportagem)

"Lula, um exemplo para o mundo!"

É... a coisa no mundo está feia...

Petrus.

PS: O presidente da Argentina não está no rol dos "líderes democráticos" da Rice. Uhu!

Renan Calheiros culpa "Mau jornalismo" por denúncias.

(Leia aqui a reportagem)

Pelo visto, "jornalismo bom" é uma página em branco...


Petrus.

Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Hoje, em algum lugar...

Hoje papeei por uns 2 minutos e meio com uma pessoa.

Acho que nunca mais a verei na minha vida, devido à perdição de um mar de pessoas em Sampa.

Enfim. Podia ser pior. Podia ser devido à perdição de um mar de pessoas em Yangun!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Entrevista com FHC.

Acabo de assistir a uma entrevista com o FHC. Achei-a a na BBC Brasil. Veja-a Aqui.

Eis alguns de meus pensamentos:
- Acho que o comentário sobre como as coisas "estão melhorando", mas os brasileiros tendem a achar que elas "estão piorando" é bastante verdadeira.
- O entrevistador britânico parecia bem interessado em enaltecer o Lula e forçar o FHC a se falar alguma "mea culpa". E o FHC, obviamente, se defendeu como pode. Bobo ele não é.
- O Inglês do FHC bem que deixa a desejar. Especialmente seu sotaque altamente de "brasileiro falando inglês".

É isso.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Molho de pimenta gera alerta de terrorismo em Londres.

Hahaha...

(Leia aqui)

Petrus.

PS: o endereço do link é hilário por si só: "071003_pimentaterror_is"...

Powered by ScribeFire.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Salsa Celtica (Banda)

No post anterior eu comentei o filme "Driving Lessons".

Esqueci de comentar um importante detalhe: algumas das cenas mais importantes do filme são embaladas ao som de uma banda chamada "Salsa Celtica".
Como você pode imaginar, é uma banda que mistura Salsa com Música Celta.

Parece legal, não?
Se você ver o filme (mas você provavelmente não vai), você verá que pode ser muito interessante mesmo.

No filme, o diretor sabiamente escolheu para tocar nas cenas de filme os trechos das músicas da banda onde o "Celta" está mais claramente representado que a "Salsa".
Destaque especial para a versão, muito legal, que aparece no filme de "Auld Lang Syne". "Hein", você diz? "Auld Lang Syne" é a música do concurso Miss Universo. Você reconhecerá se a escutar".

Mas... fora do filme, quando eu fui escutar esta banda... percebei que a idéia era muito legal, mas infelizmente a escolha da banda é ser menos "Celtica" e mais "Salsa".
Começam suas músicas com instrumentos celtas, de forma magistral, e depois meio que os deixam de lado. Uma pena, melhor seria que fosse o contrário.

Abaixo, um vídeo da banda.

Petrus.



Powered by ScribeFire.

Salsa Celtica (Banda)

No post anterior eu comentei o filme "Driving Lessons".

Esqueci de comentar um importante detalhe: algumas das cenas mais importantes do filme são embaladas ao som de uma banda chamada "Salsa Celtica".
Como você pode imaginar, é uma banda que mistura Salsa com Música Celta.

Parece legal, não?
Se você ver o filme (mas você provavelmente não vai), você verá que pode ser muito interessante mesmo.

No filme, o diretor sabiamente escolheu para tocar nas cenas de filme os trechos das músicas da banda onde o "Celta" está mais claramente representado que a "Salsa".
Destaque especial para a versão, muito legal, que aparece no filme de "Auld Lang Syne". "Hein", você diz? "Auld Lang Syne" é a música do concurso Miss Universo. Você reconhecerá se a escutar".

Mas... fora do filme, quando eu fui escutar esta banda... percebei que a idéia era muito legal, mas infelizmente a escolha da banda é ser menos "Celtica" e mais "Salsa".
Começam suas músicas com instrumentos celtas, de forma magistral, e depois meio que os deixam de lado. Uma pena, melhor seria que fosse o contrário.

Abaixo, um vídeo da banda.

Petrus.



Powered by ScribeFire.

Lições de Vida (Driving Lessons) (filme)

Mais um excelente filme britânico que recebeu um título em português horroso e que ninguém vai ver além de mim.

Temos aqui a razoavelmente conhecida Laura Linney no melhor papel que eu já a vi fazer, o rapaz que faz o amigo do Harry Potter nos filmes da série, uma atriz britânica velhinha que mostra porque os melhores atores de Hollywood são de lá, e uma tal de Michelle Duncan que desponta como "mocinha bonita da qual eu quero ver mais".

O filme retrata a vida do amigo do Harry Potter, que é filho de um padre da Igreja Anglicana e uma mãe ultra-cristã (Laura Linney) mais cristã que o marido. É interessante ver um filme onde temos um padre que ao mesmo tempo é religioso e tão legal e racional quanto um não-religioso enquanto que a mulher dele é mais "padre" que ele. Em si o quadro vale o filme.
Obviamente que o jovem rapaz amigo do Harry Potter interpreta um personagem que cresceu sendo um "santo", cândido e sem experiência de vida nenhuma.

Mas aí entra a tal da atriz velhinha na parada. Ela contrata o rapaz para a ajudar na casa, depois vira a mentora dele e coisa e tal. É exatamente como "perfume de mulher", só que na versão Britânica.
A velhinha é ótima, torra o saco do rapaz o tempo inteiro para que ele deixe de ser cândido, interpreta Shakespeare quando entediada, e tudo o mais que se esperaria de uma boa comédia: ri-se com o filme (não DO filme).
A tal da Michelle Duncan só aparece breviamente no filme, no obrigatório papel de "mocinha-bonitinha-que-vai-fazer-o-menino-cândido-virar-homem".

Excelente filme.
Pena que esteja enterrado nas prateleiras das locadoras (se estiver lá) debaixo dos "Homem-Aranhas" e companhia.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 29 de setembro de 2007

Homem Aranha 3 (filme)

Finalmente assisti ao filme "mais esperado de 2007".
E que filminho ruim.

O primeiro homem-aranha era bem razoavelzinho. O segundo era um filme realmente bom. Mas este terceiro perdeu-se feiamente.

O problema não é o roteiro em geral, as idéias ou os excessivos clichês (que podiam pelo menos ter sido entregues de forma melhor). O que arruina este filme é seu flerte tanto com o dramalhão mexicano tanto com a comédia, e umas tentativas de dar "sustos" e outras de ensinar bons valores.

Como nunca o filme se acerta em um tom, se sério ou pouco sério, quem assiste não entra no clima do filme. O resultado é que fiquei rindo o filme inteiro, algumas vezes da idiotice do Peter Parker e outras das besteiras que colocaram no script do filme.

Em outras palavras, ri do filme pelo mesmo motivo que eu ri de "Homem-Puma". Ou "O robô contra a múmia asteca".

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Candidato Aloprado (Man of the Year) (filme)

Acabo de assistir este filme com Robin Williams.
É um filme de comédia sobre política e eleições.

Muito interessante e divertido. E deveras recomendável se você curte "Stand-Up Comedy".

Petrus.


Powered by ScribeFire.

domingo, 23 de setembro de 2007

Raridade: Lula fala algo que presta.

A coisa que ele disse, que eu acho que presta, é esta: A américa Latina não precisa de um "líder".
Por "líder", neste contexto, entendo alguém como Hugo Chávez ou Fidel Castro.

Se há algo que a história do século XX nos ensinou é que o surgimento de um "líder" em um país tende a levar ao totalitarismo. E totalitarismo sempre foi algo ruim, no mínimo algo menos vantajoso que a democracia. Mesmo quando 'parece bom' (só parece), um governo totalitário e suas aparentes vantagens somem quando o dito líder faz o humano ato de morrer. As vantagens se vão, a podridão que antes era escondida vêm à tona. Veja os casos (extremos) de Hitler e Stalin.

Portanto, vamos que vamos. O Brasil é país corroído pela corrupção, mas mesmo assim precisamos defender a democracia. Melhor tentar até um dia vencer democraticamente a corrupção e a miséria, e não com um "líder".

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Bezerra na Bolívia nasce com duas cabeças.

Acabei de ler isto na BBC Brasil.

De repente, me lembro do Fallout...
... agora só falta no mundo rolar uma guerra nuclear.

Petrus.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

sábado, 8 de setembro de 2007

Em Homenagem às "Obras Autorais".

O Verdadeiro artista não faz obras para o público, prefere fazer público para suas obras.

- Manoel Carlos

Encontrei esta citação na contracapa do LP de 1965 "O fino do fino", com algumas músicas do Zimbo Trio e outras da Elis Regina (um separado do outro).
Parece ser um álbum de uma época em que os dois eram igualmente (des)conhecidos.
Hoje a Elis é muitíssimo mais conhecida que o Trio. Afinal, (sem desrespeito) ela morreu.

Petrus.

PS: Pensando bem, não é só a morte que elevou a Elis ao patamar analisado aqui, que é o patamar de "ser mais conhecido(a) que o Zimbo Trio". A verdade é que, como o mundo é injusto e ignóbil, dificilmente um grupo dedicado à música instrumental consegue ser mais conhecido do que um artista dedicado à música vocal.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Ex-PFL fazendo propostas sensatas?

Depois de ler esta reportagem, não pude deixar de pensar em como o partido "Democratas", o ex-PFL, realmente parece querer mudar de imagem perante os eleitores.

Basicamente, parece que a proposta do partido é abolir a CPMF e reduzir os gastos do governo em despesas como material de escritório e passagens aéreas.
Ou seja, idéias que não apenas são sensatas como também demonstram que o governo é insensato de gastar tanto como gasta (e mete a mão).

Quem diria que seria o DEM o partido a sugerir redução de custos e de arrecadação?!

Petrus.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Maria Antonieta (filme)

Mulheres gostam de sapatos.
Gostam muito.

O homem que entender porque mulheres gostam tanto, tanto assim, de sapatos será um homem conhecedor.

Elas também gostam de flores, sobremesas gostosas, champagne, e outras coisas.
Mas de sapatos elas gostam MESMO.

Maria Antonieta é um filme que me mostrou que Maria Antonieta gostava de sapatos. Gostava muito. Como toda mulher que conhecemos.
Também vemos no filme que, em Versalhes, rolavam altas baladas. Que nem nas boates de hoje.


Não é um filme ruim, longe disso.
Mas, convenhamos, não é "Encontros e Desencontros".
Mesmo o filme todo sendo sobre Maria Antonieta, acho que a personagem de Scarlett Johansson em "Encontros e Desencontros" acabou sendo melhor explorada no final das contas. E olha que ela nem era a protagonista (era o Bill Murray).

Petrus.

PS: Pensando bem, acho que o que eu realmente não gostei tanto no filme foi a "aura de pureza" colocada pela diretora na Maria Antonieta. O filme faz meio que a apologia de que o ambiente em que ela vivia a corrompeu, ou algo assim. Ela em si seria "de boa".
Bah. Prefiro as garotas malvadas!

PS2: Kristen Dunst não foi, acho, a melhor escolha para o papel-título. Eu colocaria, talvez, Claire Danes.


Powered by ScribeFire.

Ônibus em Sampa, eternamente um trabalho em andamento.

Desde que inventaram o Bilhete Único em SP, as possíveis rotas para se chegar e sair do trabalho têm se expandido em número exponencialmente em minha vida.
Hoje fiz algumas descobertas incríveis neste setor, no quesito "retorno do trampo".

Veja bem, os dois pontos eqüidistantes mais próximos de onde trabalho tem, um, um ônibus que passa freqüentemente mas sempre lotado, e o outro possui um ônibus que geralmente está vazio mas que demora uns 15 minutos parado enquanto o motorista descansa.
Ambos fazem praticamente o mesmo trajeto. Isto envolve uma avenida MUITO lenta devido ao congestionamento na hora do rush.

Devido a este último fator, ultimamente eu caminho cerca de 1 ou 2 quilômetros para pegar um destes ônibus mais à frente, sem encarar este trânsito.
O fato é que, neste dito ponto 1 ou 2 quilômetros distante, passam vários outros ônibus. Só 3 que posso pegar lá me levam até em casa, porém todos eles passam por um ponto onde eu posso descer e pegar 1 de 7 linhas de ônibus que me levariam para casa.

Me acompanharam até aqui? Ok. Bem, eis que naquele ponto distante do trampo, onde só 3 ônibus me servem, eu pego um que NÃO serve voluntariamente. Minha idéia era descer no ponto dos 7 ônibus.
Mas o ônibus passa pelo ponto e eu não desço. Tenho vontade de ver onde, afinal, este busão me levará.

Pois bem, qual não é minha grata surpresa quando ele me leva em meros 15 minutos a uma localidade que, com um dos ônibus que eu costumo pegar, eu chegaria em 45 minutos!
Mais vezes pegarei este tal busão que só hoje peguei!

Mas esta história incrível continua!
Veja bem, eu decidi que iria caminhar a pé o resto do trajeto até em casa. Eu poderia pegar outro busão de graça e caminhar menos, mas agrada-me caminhar.

Bem, eis que em minhas andanças eu percebi que moro razoavelmente perto do "Leona Pizza Bar".

E o que seria o "Leona Pizza Bar".
Bem, apenas um "Pizza Bar" em forma de Catedral Medieval.
Com direito a decoração incluindo vitrais.

Alguém doar-me-ia um fígado?!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

X-Men 3 (filme)

Fazia tempo que eu queria ver este filme. Afinal, ele foi absoluto sucesso de bilheteria, fez alguns duvidarem que Bryan Singer (diretor de X-MEN 1 e 2, produtor de HOUSE, e um cara que eu respeito) deveria ter feito "Superman - O Retorno" ao invés de ganhar $$$ com X-Men 3, e ainda por cima foi lançado proximamente de Missão impossível 3, o melhor da série e que provou que "terceiros filmes" podem ser bons.

Depois de ver X-MEN 3, confesso que não o achei melhor nem que o primeiro ou o segundo. Mas o filme não é ruim, apesar disto.

Fiquei pensando porque eu não gostei tanto assim desta terceira edição. Acho que a resposta oferta uma pequena lição sobre as artes cinematográficas:

Provavelmente o erro de X-Men 3 é figurar uma legião de mutantes "genéricos". Eles aparecem no filme agindo como humanos normais a maior parte do tempo, só lançando um poderzinho aqui e a acolá de vez em quando.

Acho que o que o público gosta de ver nos filmes hoje são personagens bem-desenvolvidos, mais do que tramas com um monte de gente "desconhecida". Mostrar um X-Men usando seu poder duas ou três vezes costuma ser mais interessante do que vê-lo o usando uma vez enquanto uns cidadãos sem nome usam os seus uma ou meia vez.

Além disto, Hugh Jackman pareceu meio "sem vontade de atuar" neste filme. Depois de o ver em "Fonte da vida", dele esperava mais.

Enfim, no final das contas minha opinião neste filme vale pouco. Este filme foi visto por milhões. "Fonte da Vida" e "No covil do meu pai" foram vistos acho que por mim e pelos seus diretores, então minha porcentagem no comentário acaba sendo maior.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 18 de agosto de 2007

Cartas na Mesa (filme)

Re-assisti este filme hoje, e acho que ele merece ser mencionado.

Pergunte para qualquer brasileiro que tenha visto o filme e ele provavelmente dirá que é um excelente filme. Foi meio com surpresa, então, que eu descobri que nos EUA o filme não deu muito $$$, sendo dado de brinde em certas lojas com a compra de um DVD (o que geralmente é reservado a filmes ruins).

Temos aqui Matt Damon, Edward Norton, John Turturro, Famke Jansen e John Malkovich em um filme de jogos de cartas, cheios de tiradas espertas sobre as cartas e a vida. Ou seja, como se não bastasse termos um excelente elenco, temos um roteiro excelente também.

Comprei este filme num sebo por uns 3 reais, talvez 2. Veio com Trailers de filmes interessantes (se bem que hoje antigos) como "medo e delírio" (de Terry Gilliam) e "Wonderland" (com Hope Davis), dois filmes que não vi mas quero ver.

Enfim, filme interessante e que recomendo.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Conflito de ideais.

Matt Damon, em entrevista sobre seu filme "Ultimato Bourne", comparou seu personagem a James Bond:

"Bond é um imperialista que tem aversão às mulheres, mata pessoas e ri, bebe martini e faz piadas", afirmou o ator. "Bourne é um monogamista cuja namorada está morta e ele não faz nada exceto pensar nela."

(link)

Interessante. Bem pensado.

Se bem que isso explica porque James Bond parece sempre feliz e Jason Bourne não.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

O Operário (filme)

O Operário é um filme feito com capital espanhol para o público dos EUA. O nome original é "El machinista", mas geralmente você vai encontrá-lo sendo referido como "The Machinist", em inglês mesmo.
Este filme me lembrou um outro grande filme espanhol, "Intacto": ambos são filmes inerentemente malucos, que prendem sua atenção porque você quer por que quer saber qual o motivo da maluquice toda. E quando surge a explicação, ela é bastante satisfatória e meio genial.

É um filme bem legal, muito interessante, e que eu recomendo.

Mas espere! Mais satisfatório do que apenas ver o filme foi descobrir o enorme empenho feito na realização do filme!

- O filme foi rodado todo em Barcelona. Porém, como era para ser uma história passada nos EUA, a equipe decidiu remodelar TUDO o que fosse possível para que a paisagem parecesse estadunidense. O resultado é um filme que genuinamente só poderia dizer que foi rodado na Espanha porque o Making Of falava disso.

- O personagem principal é interpretado por Christian Bale, o que fez "Batman Begins". Não apenas ele está novamente fazendo um excelente papel, mas ele se mostra o ator mais empenhado em sofrer por um papel no mundo. Para fazer este filme, ele perdeu TRINTA QUILOS, com uma dieta diária apenas de uma lata de atum e uma maçã.

- Ele perdeu TRINTA QUILOS porque a equipe de produção não deixou ele perder mais, por motivos de saúde. Se dependesse dele, ele teria perdido QUARENTA QUILOS.

Eis aí uma obra feita com amor e dedicação. Isso merece minha atenção!

Petrus.

Powered by ScribeFire.

domingo, 12 de agosto de 2007

Fonte da Vida (filme)

Filme do mesmo diretor de "PI" e de "Requiem Para um Sonho", um bom pedigree para início de conversa. Para melhorar, temos Hugh Jackman e Rachel Weisz contracenando ao som do Kronos Quartet.

Existem filmes que deixam de lado o roteiro e o realismo para se concentrar em algum aspecto diferente da experiência cinematográfica. Um exemplo disso é "300", que usa técnicas de fotografia inovadoras para mostrar basicamente um monte de gente se matando.

Muito mais interessante do que ver "300" e a glória de uma tela azul e computação gráfica é ver "Fonte da Vida".
Para começar que a história dramática não envolve gente se matando e sim o eterno duelo da humanidade contra a morte e a vida. Este filme é altamente filosófico e cheio de possíveis interpretações para suas imagens e frases de efeito.

Em segundo lugar, as imagens deste filme e sua fotografia podem muito bem fazer deste o filme mais bonito de todos os tempos. Acha um exagero? Claro que você acha, você ainda não viu "Fonte da Vida"!

Os efeitos que parecem ter sido feitos em computador na verdade não foram. O diretor achou bizarrices melhores para substituir o PC: reações químicas vistas em microscópio, maquetes gigantes de árvores e pirâmides maias, miniaturas e doces em forma de vegetação comestível.

Junte a isso:
- Trilha sonora do Kronos Quartet
- O melhor uso de efeitos de Luz em um filme de 2006.
- Uma absolutamente excelente atuação de Rachel Weisz ao lado de Hugh Jackman.
- Um Making Of quase tão bom quanto o filme em si.

Eu ainda não fiz uma lista de "top 10" filmes deste blog. Se um dia eu fizer, ou "Fonte da Vida" estará lá, ou o cinema terá se tornado MUITO MUITO bom para produzir 10 obras que empurrassem fora da lista este filme.

Petrus.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Frase de um vendedor ambulante.

Hoje, quando cheguei do trabalho, vi que meu pai tinha comprado um pacote de balas dentro de um saquinho típico daqueles que vendedores ambulantes colocam em espelhos retrovisores de carros em semáforos.
Segundo ele, ele comprou o pacotinho apenas pela frase dentro do tal saquinho:

"Embora ninguém possa voltar atráz (sic) e fazer um novo começo todos podem começar agora e fazer um novo fim."

Não posso deixar de achar que é uma bela frase.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 4 de agosto de 2007

Transformers (filme)

Finalmente, fui ao cinema ver este filme, e desta vez consegui comprar um bilhete antes das vagas se esgotarem.

Na primeira cena do filme, já vemos um robô gigante destruindo sozinho uma base militar inteira dos EUA. Não poderia haver melhor começo para este filme. Afinal, não era justamente para ver robôs gigantes destruindo tudo que nos leva a ir ver este filme?!

Mais do que isto, Transformers é um filme que começa genialmente. É empolgante e engraçado ao mesmo tempo. O personagem humano principal, interpretado por Shia LeBouf (que você provavelmente nunca ouvi falar) esta MUITO BOM. Eu nunca imaginaria que encontraria neste filme um personagem tão bem colocado, ainda mais humano. Ele representa basicamente a juventude de qualquer um de nós que se lembra de ter brincado com transformers ou qualquer coisa que lembre um robô gigante. Não é à toa que rolou o maior bafafá sobre o papel deste rapaz, ele realmente rouba a cena.

O desenrolar do filme em geral é bastante bom e satisfatório. É um trabalho muito bem feito e eu não imaginava que o filme ficasse tão bom quanto realmente ficou. Foi uma grata surpresa.

Para não dizer que tudo são as mil maravilhas, acho que faltou neste filme uma coisa que seria simples de colocar: mais tempo de tela para os robôs gigantes do mal (os Decepticons). O desenho animado tinha o mérito de mostrar os dois lados do conflito, os "bons" e os "maus", de forma bastante detalhada. Claro que não daria para comprimir um desenho de 4 anos em 1 filme só, mas em todo caso os robôs do mal mereciam receber mais atenção. Queria ver mais do "Megatron" (o vilão da história).

E aliás, os rôbos gigantes podiam interagir mais entre si e deixar os humanos mais de lado. O personagem do Shia LeBouf é muito divertido, mas no final o que queremos ver são os robôs se estapeando e usando os prédios em volta como porretes.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Segundo a BBC, Titanic é o pior filme da história.

É o que diz esta matéria. Lá também estão listados AI-Inteligência Artificial e Pearl Harbor como os segundos e terceiros piores filmes.

Obviamente, as pessoas que votaram não assistiram "O Homem-Puma".

Posso concordar com Pearl Harbor e AI, mas falando sério, "Titanic" como pior filme?! As pessoas que lucraram com o $1.000.000.000 de bilheteria do filme discordam.

A história pode ser pura pieguice e a música do filme pode ter irritado todo mundo, é verdade. Mas suas seqüelas a longo prazo foram deveras positivas:
- Leonardo diCaprio e Kate Winslet foram acabar fazendo filmes como "Prenda-me se for capaz", "Os Infiltrados" e "Brilho eterno de uma mente sem lembranças". Longe de ser um mau currículo.
- Os efeitos especiais do filme abriram caminho para a realização de vários outros filmes que, francamente, sem efeitos especiais não seriam "factíveis" direito. Para bem e para mal.
- E se você é fã de filmes alternativos, ou dos do Lars Von Trier e seu grupo DOGMA, pense bem: não é justamente a proeminência de "blockbusters" como Titanic que fazem estes filmes ter graça?!

Mas chega de defender "Titanic", que por outro lado também está longe de merecer um prêmio de "melhor filme".
Para falar a verdade, pior do que escolher "Titanic" como pior filme é eleger "De Olhos Bem Fechados" como nono pior. Francamente, britânicos, vocês não possuem hormônios?!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Um Astro em minha vida (10 items or less) (filme)

Eis aqui um filme que devo adicionar logo à minha coleção permanente.
Afinal, o que temos aqui é uma espécie de mistura de "Antes do Amanhecer" com "Um estranho chamado Elvis". Só que ao invés de Harvey Keitel, Bridget Fonda, Ethan Hawke ou Julie Delpy, temos Morgan Freeman e Paz Vega.

Morgan Freeman é no filme um ator meio em fim de carreira que vai parar sem querer em algum lugar da Califórnia. Ele encontra a personagem de Paz Vega, "Scarlet", que é caixa de supermercado e triste com a vida. No final do filme, como é óbvio, ela estará menos triste.
Francamente, se vendo atuação de Morgan Freeman neste filme você não ficar menos triste, você talvez seja um zumbi. A tempos eu não via na telinha um personagem tão carismático. E ainda por cima o personagem é um cara sem nome, nos créditos ele é listado apenas como "ele". Este rapaz interage com absolutamente todo mundo que passa em seu caminho, brinca com a criançada, pesquisa profundamente todos os detalhes das suas profissões, e espalha sabedoria por aí. Uma pena que o filme tenha meros 82 minutos, afinal definitivamente eu queria ver o que mais ele iria aprontar.

E quanto a sua colega neste filme, Paz Vega?! E quem é esta mulher, afinal?!
Bem, eis aqui uma foto desta espanhola de Sevilha.


Acho que é elogio o suficiente.

Enfim, filme muito interessante. Recomendo.

Petrus.




Powered by ScribeFire.

domingo, 29 de julho de 2007

.45 (filme)

Eis aí uma boa surpresa com um filme.
Sendo que a capa do filme tem Milla Jojovich e um nome de uma arma (.45 é um calibre de bala) eu estava me preparando para algum filme de ação meio excessivamente acéfalo.
Muito pelo contrário, é um filme inteligente e com pouca ação.

O filme já começa com uma conversa praticamente pornô sobre o tamanho de certas coisas. Passa então a fazer um pequeno retrato do gueto em que acontece o filme, uma seção meio comédia. Depois de vermos que Angus Mcfayden é um bom ator (o melhor deste filme), somos tratados à cena em que Milla e Angus trocam umas bofetadas e aí um outro filme começa.

Se na primeira parte do filme o que tivemos foi um filme baseado em personagens, na segunda parte é a trama maquiavélica que toma conta. E que bela trama.

Mais um filme para a lista de bons filmes que quase ninguém provavelmente vai acabar vendo.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

Eita vida besta, meu deus...

Em um momento de auto-reflexão, percebo que praticamente só tenho escrito sobre filmes e TV nos últimos posts, além de uma ou outra parvoice.

E eu que pensei que podia me tornar um dia uma fonte de informações úteis para a sociedade?!

Na vida, aprendi que todos nós achamos que nossas próprias opiniões são o ó do brogodó, quando na realidade alguém mais digno que nós já as teve antes.

De qualquer forma, fica registrado este momento reflexivo.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 28 de julho de 2007

Buraco Negro (Filme)

Meu pai tem a má tendência de sair pegando os primeiros filmes que aparecem na sessão "lançamentos" da locadora.

Isso o levou a pegar este filme de 2006, que provavelmente não deveria estar nesta sessão visto que um dos trailers do DVD é estranhamente de um filme de 2004. Diga-se de passagem, um filme que deve ser muito interessante, já que o elenco conta com Alec Baldwin, Anthony Hopkins, Kim Cattral e Dan Aykroyd.

De qualquer forma, para saber o tamanho da encrenca, basta procurar pelo nome deste filme no IMDB.

Procure por "Black Hole", e você encontrará um filme de 2002 com Danica McKellar (A Winnie Cooper de Anos Incríveis) e com nota 3.8.

Não deste filme que estou falando. É de outro, com um título bem diferente.

O título correto é "THE Black Hole". Percebem a diferença?!

E se aquele filme sem o "the" tem nota 3.8...

... este tem 3.1!

Petrus.


Powered by ScribeFire.

domingo, 22 de julho de 2007

Uma medida para acabar com o aquecimento global que o Papa provavelmente não acharia a melhor...

Chamei sua atenção?

Bem, eu poderia dizer o que é, mas veja de uma vez o Link com a reportagem e entenda.

Prestem especial atenção à legenda da foto. Viva o custo-benefício!

Petrus.

Powered by ScribeFire.

Na Nigéria... o SPA que muitos gostariam de ir...

Na Nigéria... SPAs são feitos para que as pessoas engordem, e não emagreçam!

Aparentemente, é uma questão de Status em um país subnutrido da África Subsaariana teruma esposa balofa.

E é uma questão de relatividade a época em que vivemos. Em alguns lugares, século XXI. Em outros, aparentemente, não saímos da idade média.

Petrus.

Powered by ScribeFire.

Momento Filosófico de hoje.

Quantas vezes já não me senti em uma situação parecida quando pegava ônibus para voltar do cursinho onde eu dava aula...



Powered by ScribeFire.

sábado, 21 de julho de 2007

Ao Inferno com o Windows, viva o Linux.

Quando adquiri meu PC, adquiri-o sem sistema operacional. Isso porque queria eu mesmo instalar nele o Windows XP, que meu pai tinha comprado 100% legalmente a um ano atrás.

Pois bem, instalei-o. Foi tudo direitinho. Mas aí ele pediu-me uma tal de "ativação", um tipo de verificação de que meu Windows era realmente legalizado.

Tudo bem. Tinha uma opção ali para fazer isto por telefone. Como eu estava sem Internet configurada no PC, usei-a. Achei que ia ser tudo lindo e maravilhoso.

Apesar da atenciosa máquina da Microsoft me atender de forma até cordial, eles se recusaram a aceitar o código que lhes digitei. Aparentemente, o produto que foi adquirido 100% legalmente não podia ser usado em outra máquina que não a original.
De qualquer forma, eu tinha 30 dias para usar o Windows antes dele se auto-destruir, por assim dizer.

Bem, eu usei o Windows por 22 dias. Faltavam 8 para meu "prazo" acabar.
Então, eu muito sagaz tentei aumentar o prazo. Fui na BIOS do computador e alterei a data para 21 dias atrás, tentando ver se o Windows mordia a isca.
Não mordeu. Eu ainda tinha 8 dias só para usar o software.
'Tudo bem, eu aceito', eu disse, e voltei a colocar a data correta no meu computador.

Re-iniciei o Windows. O que ele me diz?! "Seu prazo acabou, você não pode mais usar o Windows".

Ou seja, para aumentar o prazo o Windows não reconhece a mudança de data, mas para reduzir o prazo sim.

Maldito.

Felizmente, o Linux está aí para mandar ao Inferno esta política marrenta. Eu tinha instalado o linux Ubuntu aqui no PC a algum tempo. Puxei da Internet e o instalei. 100% grátis e legal.

Meus amigos, o linux é muito mais interessante que o Windows. É bem verdade que ele não roda quase nada, sim, mas o que ele roda ele roda bonito e sem defeitos, sem chateações. Em todo caso, ele me faz um serviço inestimável: me permite acessar os dados que coloquei no computador e fazer um backup deles. Assim, quando eu for re-instalar o Windows, pelo menos terei o backup do que tinha no computador.

O Linux ainda não pode substituir o Windows em programas sendo usados. mas já o ultrapassou em filosofia. Daqui a alguns anos, não sei se haverá um motivo real para um usuário experiente de computador não preferir o Linux ao Windows. Aliás, se eu tivesse um escritório, certamente instalaria o Linux lá em todos os computadores: é grátis, tem todas as ferramentas que um escritório precisa, e impede que funcionários traquinas gastem tempo com jogos. :)

Petrus.

Powered by ScribeFire.

Notícias pertinentes na BBC Brasil.

Hoje é dia 21 de Julho.

Loguei na minha página do iGoogle (ferramenta útil esta) e vi as notícias que a BBC Brasil me expunha na página.

Imaginei, obviamente que seriam notícias sobre ou o acidente da TAM ou da morte de ACM.

Ao invés disto, eram estas:

- Terremoto atinge divisa do Acre com Amazonas
- Índia elege primeira presidente mulher
- Irlandês tem crise ininterrupta de soluços há 5 anos

Aparentemente, crises de soluços na Irlanda são de suma importância em nosso país.

Petrus.

Powered by ScribeFire.

domingo, 15 de julho de 2007

Eragon (filme)

Sempre que eu ouvia falar sobre "Eragon", eu ouvia falar mal. Diziam que era só um caça-níqueis querendo ganhar em cima da onda de "épicos de fantasia". Diziam que a história era boba e o filme fraquíssimo.

Bem, eu não vou denfender "Eragon", mas depois de ter visto o filme, acho que ele podia muito bem ter sido um filme bom. Se não um competidor da trilogia "Senhor dos Anéis", pelos menos algo como "Crônicas de Nárnia", este sim um filme legal.

Poderia-se dizer que o material original era um a história meio boba. Não li o livro, mas imagino que deve ser mesmo. Bem, e daí?! Filmes de fantasia épica raramente tendem a ter tramas altamente complexas com personagens altamente detalhados. Isso significa que tal empecilho da história original poderia muito bem ser facilmente driblado.

Além disto, elencar em um mesmo filme Jeremy Irons, Rachel Weisz, Robert Carlyle e John Malkovich é uma vitória cinematográfica em si. Quem sabe, com um eleneco destes, "O robô humano contra a múmia asteca" seria um filme bom?!

O que realmente acontece neste filme e o faz menor ante seus concorrentes são os seguintes erros de logística cinematográfica:

1 - Reis Tiranos malvados do mal (perceba o pleonasmo hiperbolizante) são divertidos e interessantes de se ver em um filme. Mas braços-direitos de Reis tiranos malvados do mal só são divertidos quando devidamente amparados por seus respectivos superiores malvados do mal. Colocar o holofote por muito tempo em tais subordinados resulta em algo muito menos divertido e só faz você querer ver o malvadão aparecer logo.

2 - Se você tem John Malkovich em um filme, faça com o papel dele tenha mais do que cinco ou seis linhas.

3 - Este é o 3, ou seja, a soma do 1 e 2: Reis Tiranos Malvados do mal intepretrados por John Malkovich são MUITO divertidos. Então não coloque o holofote no subordinado dele! Mesmo que seja o Robert Carlyle (excelente ator)!

4 - Cenas de batalhas épicas são o que vende filmes de fantasia épica. "Crônicas de Nárnia" é um filme fraco e meio bobo, até a cena de batalha que redime o filme e o torna algo realmente bom. Então, na sua cena de batalha épica, não tire o holofote da grande batalha para focar no duelo entre o mocinho e o vilão. Se fazer isso já seria arriscado normalmente, é mais arriscado ainda quando o tal vilão é o mero subrodinado anteriormente mencionado.

5 - Lição máxima: se for fazer só MEIO filme, chame seu filme de "blablabla PARTE 1". Daí podemos te perdoar por não mostrar a batalha entre o mocinho e o Rei malvadão. "Kill Bill vol.1" seria insatisfátorio se não tivesse "vol.1" no título. Sendo assim, esperaríamos que o "Godzilla" Americano seria lição suficiente do fato de que "dar a dica que vai ter continuação" é uma estratégia falha.

Mas nem tudo é zoação com este título. "Eragon" não vai suprir sua necessidade de filmes épicos bons, mas também não vai roubar sua alma se você assistir. A animação da dragoa do filme é excepcionalmente boa, vale um minuto do seu tempo se você achar este filme na "Tela Quente". É fraquinho, mas não é "O homem puma".

Petrus.

Powered by ScribeFire.

sábado, 14 de julho de 2007

À procura da felicidade (filme)

Sim, eu sei que este filme foi concebido apenas para ser um dramalhão exagerado sobre o "homem humilde e trabalhador que começa pobre e sofre até virar rico".

Sim, eu sei que este filme é um elogio descarado às virtudes do capitaismo e do "sonho americano".

E sim, eu sei que ninguém pensa neste filme como algo mais do que "filme para fazer mocinhas chorarem".

Mas enfim, tenhamos um coração, povo! Ver este filme não vai acabar roubando sua alma. Tem até alguns momentos bons.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Tenacious D e a palheta do destino (filme)

Nosso grande amigo Jack Black ainda tem de fazer um filme que erre feio.
Este, obviamente, não o faz. A menos que você desaprove filmes onde aparece maconha e o diabo.

Não é à toa que o rapaz é considerado uma das grandes referências nos EUA sobre o Metal. Vocês acham que Linklater o esclaou para "Escola do Rock" só por acaso?

Sendo fã de Jack Black e do Metal ou não, você deve admirar o fato de que a trilha sonora deste filme foi eleita pela amazon.com como um dos "melhores álbuns de 2006".
Com base nisto, separei aí embaixo um videozinho do filme: o duelo entre a banda Tenacious D e o coisa-ruim. Procure no youtube e você achará mais. Eis aqui um post anterior com outra pérola.

Petrus.



PS: o diabo neste videozinho não é ninguém menos que Dave Grohl, do Foo Fighters. Sem contar que o filme tem participações especiais de Meat Loaf, do metaleiro Dio, Tim Robbins, Ben Stiller, Fred Armisen e Amy Poehler (que fica muito bem com peruca ruiva).

terça-feira, 3 de julho de 2007

Das neue Mikrocomputer

Sim, o título quer dizer "o novo computador".

Estou agora com um computador novo, como vocês estavam suspeitando pelo título. Ele tem cerca de 6 dias de existência já, mas só agora eu o menciono aqui porque o teclado que veio junto com ele é de longe o PIOR teclado que eu já usei em um computador.
Ironicamente, o teclado é aquele que tem mais funções interessantes que eu já vi, como um botão que acessa diretamente o "Meu Computador" do windows, ou a calculadora, ou outras funções. Mais infelizmente ele tem os botões ridiculamente soltos no teclado. Isso significa que você tem de apertar com força e lentamente os botões para ele escrever, senão o botão acaba deslizando "errado" e o computador não registra a letra teclada. (pode soar estranho, mas quem já enfrentou um teclado assim deve entender o que digo).
E a barra de espaço, então? Pelo deuses, a barra de espaço! Ou você apertava a maldita NO MEIO ou o computador não entendia que você tinha apertado a desgraçada.
Agora pelo menos comprei pela bagatela de 15,00 um teclado novo. A este preço,deve ser uma merda, mas já o acho melhor que o anterior.

Enfim,
Petrus.


Powered by ScribeFire.

sábado, 30 de junho de 2007

O último Rei da Escócia (filme)

Mais um filme que nos mostra que, por pior que o Brasil e o Lula sejam, estamos muito bem arranjados se comparados aos africanos.

O destaque do filme sempre foi tido como a excpecional atuação de Forrest Whitaker como Idi Amin. Realmente, a personificação dele está fantástica. Mais: duvido que no começo do filme alguém não simpatize com o dito cujo. Só o conhecimento de que mais tarde ele se mostrará um sanguinário impede o telespectador de simpatizar com ele no começo do filme.

Não deixando por menos, o médico escocês (James McAvoy) também dá um show de atuação nesta película.

Petrus.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Ah, o que seria o mundo sem o Spam?!

Todos na Internet sofrem, em variados graus, com o chamado SPAM, os emails que entopem nossas caixas de mensagens com ofertas de lixo, esperando que um entre um milhão receba um clique.

Bem, entre todos os milhões de SPAMs que recebi hoje sobre Viagra, Cialis e Aumento Peniano, um deles tinha uma linha de "subject" interessante o suficiente para ser mencionada (mas não clicada):

Subject: " geosynchronous salad dressing".

Ah, nada como Spammers que nos querem vender molhos de saladas geosincrônicas.

Petrus.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Soldado Anônimo (filme)

Filme de ninguém menos que Sam Mendes, diretor de Beleza Americana.

Como se isso não fosse suficiente para animar alguém para ver o filme, vamos em frente.

Este filme me lembrou "Guerreiros Búfalos", em que o foco se dá sobre soldados dos EUA entediados. A grande diferença está que enquanto "Guerreiros Búfalos" é um pouco mais fictício e comédico, este tem muito pouco de qualquer um dos dois.

Grandes atuações de Jamie Foxx (Ray) e também de Jake Gylenhaal (Donnie Darko), com frases como esta:

- O problema do exército é que eles tem uma solução para tudo, menos para o que interessa. Se você está doente, vai para a enfermaria. Se está sem munição ou pilhas para o rádio, vai para o depósito de suprimentos. Se você está ficando louco e perdendo a cabeça, não há solução disponível.

Mas o grande gênio de Sam como diretor aparece mesmo quando ele consegue contruir cenas como a que mostra os soldados dos EUA caminhando pelo deserto Iraquiano quando Saddam Hussein, na primeira guerra do golfo, incendiou os poços de petróleo do país. Ao fundo, apenas fumaça e fogo, e à frente, soldados cobertos de petróleo no que parece ser uma cena mais representativa do fim do mundo do que de 1991.

(procurei um vídeo da cena e não achei, paciência)

Enfim, eu provavelmente te convenci que o filme era bom na primeira frase.

Petrus.


segunda-feira, 18 de junho de 2007

O Aniversário é meu, mas quem ganha o presente é VOCÊ!

É isso aí, meus caros! Hoje é dia de presente para vocês!

Ofereço a vocês um FILME GRATUITO! Agora, vocês podem curtir na íntegra o excelente filme italiano O HOMEM-PUMA!

Neste excelente filme temos a incrível história de um artefato deixado na terra por uma raça de alieníginas como presente: uma máscara dourada capaz de controlar a mente de uma pessoa vista através dela. Como este poder obviamente pode ser explorado pelo mal, um segundo presente foi deixado: um cinturão que transforma o usuário no lendário HOMEM-PUMA. Este poder, porém, só está disponível para um descendente do primeiro Homem-Puma, que descobrirá que é um descendente apenas quando tiver de usar algum de seus poderes.

Como se pode imaginar, um cientista maluco eventualmente obteve o controle sobre a máscara dourada. Cabe ao sacerdote asteca Vadinho encontrar o único homem capaz de se tornar o Homem-Puma antes que o cientista maluco consiga fazê-lo. Para isto, ambos Vadinho e o cientista começam a buscar este escolhido por todo o mundo. Eles sabem que o escolhido é capaz de sobreviver a uma queda de uma grande altura, então cada um começa a vasculhar o mundo e jogar pessoas pelas janelas de suas casas e escritórios na esperança de assim localizar o futuro Homem-Puma.

O filme está em inglês sem legendas, é verdade, mas pelo menos em troca você tem um grupo de comentaristas à frente do filme falando de elementos pertinentes.

Para ver o filme (dividido em 12 partes de cerca de 9 minutos cada), clique nos links abaixo para ver cada uma das partes no YouTube:

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12.

De brinde, dois momentos antológicos do filme.

Primeiro, o momento em que nosso herói pela primeira vez se torna o HOMEM-PUMA e utiliza seu primeiro poder especial: o de voar. Como, é claro, é natural dos pumas.



Segundo, temos a cena da batalha final, em que o Homem-Puma e seu fiel escudeiro Vadinho lutam com os capangas do grande vilão. Percebam que Vadinho se mostra um excelente lutador enquanto nosso herói pula e voa pela casa chutando o ar.



Deliciem-se!
Petrus.

domingo, 17 de junho de 2007

Munique (filme)

Depois de filmes como "AI - Inteligência Artificial" e "Guerra dos mundos", eu estava perdendo a fé no Spielberg.

Mas "Munique" ajuda a re-erguer tal fé.



Não é um êxito em 100%, o filme é talvez um pouco longo demais. Além disso, as "discussões filosóficas" que o filme se propunha a fazer não colam lá tão bem.

Mas em todo caso é um filme com interpretações sólidas e com cenas interessantes. É a primeira vez que Eric Bana faz um papel que presta, mas quem rouba as cenas são Geoffrey Rush e Daniel Craig. Se bem que apesar das excelentes interpretrações todos os personagens são pouco desenvolvidos, o que é incomum (boas interpretações de personagens fracos).

Os melhores momentos, acho, são os planejamentos das operações do grupo de Judeus que precisa eliminar os alvos um a um.



Vale destaque também a participação das belas Ayelet Zurer e Marie-Josée Croze, duas mulheres de que eu nunca ouvi falar antes mas que agora capturaram minha atenção. Afinal, uma lembra Anne Hathaway e a outra Naomi Watts. E ainda por cima não decepcionam na atuação.



Petrus.



Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Terra notícias apronta de novo.

Este site do Terra...

Primeiro, teve aquele muito útil caso do Terra Mapas, que me ajudou excelentemente a encontrar uma rua em SP.

Agora, eu entro no Terra e clico em uma notícia que achei interessante:

"Motor de Plasma pode levar homem a Marte".

Clico na notícia e chego na página:

"Falta de teclado no Iphone pode ser problema."

(...)

Este é o problema da NASA. O Iphone.

Enfim.

Petrus.

Powered by ScribeFire.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Um dia de trabalho histórico!

Colegas, hoje em meu trabalho tive, efetivamente, minha iniciação!

Foi a primeira vez lá, depois de tantos meses no escritório, que o Windows me colocou à frente de sua Tela Azul da Morte! (ou BSOD)

Enfim.

Petrus

PS: Aprenda mais visitando a versão parva do artigo acima.

sábado, 9 de junho de 2007

Domino (filme)

Neste filme, Keira Knightley faz o papel de uma ex-modelo que se torna uma "caçadora de recompensas".



Supostamente, o filme se baseia em fatos reais.



Esperava mais deste filme do que recebi.

E Keira Knightley pode ser charmosa, mas é muito magra para que seja propriamente "gostosa".



Petrus.



PS: este filme tem peitinhos.





Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Limite (filme brasileiro)

"Limite" é um filme de 1931 que, em 1988, foi oficialmente declarado por um órgão suficientemente "qualificado" como sendo o "melhor filme brasileiro de todos os tempos".
Estou meio preocupado com a noção de realidade dos cineastas brasileiros.

Vamos por partes.

Eu compararia "Limite" a uma... Máquina de escrever!

Houve um tempo em que as máquinas de escrever eram as ferramentas mais úteis do mundo para a edição e publicação de textos. Mas o tempo passou. As máquinas de escrever ainda existem, é verdade, mas em matéria de "edição de textos" elas estão muito atrás dos editores de texto, como o velho Word. Só os excêntricos e os advogados masoquistas (vide "Secretária") ainda adotam a máquina de escrever em suas vidas profissionais, se bem que em suas vidas pessoais não há motivo para que ela seja abandonada.

Bem, certamente "Limite" é um ótimo filme... DOS TEMPOS DO CINEMA MUDO!!!
Dá para se ver a influência de mestres como Chaplin, Buñuel e os impressionistas alemães no filme. Certamente em 1931 e mais algum tempo além ele devia ser um senhor filme.
Porém, ele não tem algumas coisinhas que hoje seriam, eu diria, deveras importantes:
- Personagens
- Roteiro.

Bem, ele até tem personagens: o homem numero 1 e 2, e a mulher número 1 e 2. A propósito, SÃO ESSES OS NOMES DELES NO FILME!
E quanto ao roteiro... ele até tem um roteiro, que foi feito em 1 dia pelo diretor do filme. O roteiro consiste em IMAGENS DE ÁGUA, GRAMA, E CLOSES DE LOCOMOTIVAS! Impressionantes tomadas para um filme de 1931, mas que infelizmente depois de "Guerra nas Estrelas" são potencialmente bocejantes.

Em resumo, não dá para chamar de "melhor filme brasileiro de todos os tempos" um filme que pouquíssimas pessoas possuem a paciência de assitir.

Em seria MUITO mais "legal" com este filme se ao menos NÃO CHAMASSEM ISSO DE MELHOR FILME BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS!!!
Puxa vida, escolher "Terra em Transe" não era uma opção em 1988?! Se pá "Cidade de Deus", hoje?!

Petrus.

Powered by ScribeFire.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross) (filme)

Leitores, o que vocês acham de um filme baseado em uma peça de teatro (tal como "Closer - Perto Demais") e que no elenco tem AL PACINO, JACK LEMON, ED HARRIS, ALAN ARKIN e KEVIN SPACEY?

Vocês tem... um filme em que quem rouba a cena é Alec Baldwin!



Esta cena, onde Alec é um orador motivacional, é provavelmente a mais famosa da carreira cinematográfica do mais velho dos Baldwins. Ironicamente é a única cena dele no filme.

Em todo caso, com aquele elenco que mencionei acima (e mais Alec Baldwin), temos um filme sem ação e só com falatório, mas que prende a audiência devido às excelentes atuações. Tão excelentes, pro sinal, que na produção do filme, nos dias em que um ator não precisava estar no Set de filmagem, o ator estava lá do mesmo jeito só para ver seus colegas atuando.

Mais: o já falecido Jack Lemon comentou antes de morrer que neste filme reuniu o melhor elenco com quem ele já trabalhou em s vida.

Petrus.

PS: A palavra "fuck" e suas derivadas são proferidas no filme 138 vezes.

PS2: Um vídeo extra, a paródia do Saturday Night Live da famosa cena. Aqui, Alec Bladwin é um motivador de ajudantes do papai Noel.



Powered by ScribeFire.

domingo, 3 de junho de 2007

Canteloupe Island (Herbie Hancock) (Jazz)

Este fim-de-semana, esta música (Canteloupe Island) não saiu de minha cabeça. E nem da função "repeat".

Partilho-a com vocês.
A seguir, duas versões ao vivo:



Aproveitem! E se gostarem também, partilhem comigo se preferiram a versão de cima ou a de baixo.



Petrus.

Powered by ScribeFire.

Age of Umpires

Pus-me a rir com esta parvoice:







Mais:









Petrus.





Powered by ScribeFire.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Era uma vez no México (filme)

Se você for na locadora querendo alugar "Era uma vez no méxico" e eles não tiverem o filme, alugue "A Balada do pistoleiro". Problema resolvido.



Destaque apenas para Johnny Depp, sempre roubando a cena. Até cego ele trabalha direito.



Petrus.





Powered by ScribeFire.

Foto de um filme.



Do filme "Blueberry nights".

...Nada mal, hein?
Do filme, só sei que a atriz principal é a Norah Jones (a cantora), e não a desta bela foto (Rachel Weisz).

Nota 7.4 no IMDB. Nada mal.

Petrus.


Powered by ScribeFire.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Homenagem a Bach e Mozart

Nada como um bom momento de música clássica.

Aqui vemos um belo exemplo de tributo a dois mestres da música.

(Trecho do filme "Tenacious D and the pick of Destiny")



Powered by ScribeFire.

terça-feira, 29 de maio de 2007

O Labirinto do Fauno (filme)

Realmente, quando eu disse a muito tempo que o Oscar deste ano foi muito bom, eu acho que acertei.



Afinal, filmes como "O Labirinto do Fauno" tiveram lá uma bela dose de glória.

E este filme definitivamente merece tal glória.



Raramente vi filmes que mesclavam tão bem fantasia com realidade, universo infantil com adulto.

É um filme que apresenta duas narrativas, uma do mundo "real" e outra do "fantasioso", e consegue fazer ambas ficarem muito interessantes e verossímeis.



Petrus.





Powered by ScribeFire.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Concurso Miss Universo

A TNT está exibindo o concurso Miss Universo.

Obivamente todas as mulheres são muito bonitas e devem ter um cerébro do tamanho de suas respectivas gorduras. Vamos a alguns comentários pertinentes.

- Vou torcer pela Miss República Tcheca. Ela é a única com cara de Inteligente. Ironicamente, é loira.
- A Miss México é mais bonita de rosto que a Miss Brasil, mas menos gostosa.
- A Miss Ucrânia não parece nada Ucraniana. É muito parecida com a Miss Brasil.
- A Miss Coréia é muito mais interessante que a Miss Japão.

Enfim.

Petrus.

Powered by ScribeFire.

Pi (filme)


O título deste filme é "Pi", este símbolo aí em cima. Alías, esta é uma foto da capa do disco da trilha sonora do filme. Achei na Amazon.com. Alías, a trilha sonora é muito boa, feita por Clint Mansell. Quero ver se acho a música tema para baixar.

Quando eu estava na faculdade, este filme chegou a causar o maior bafáfá. Acho que em Londrina este deve ser um dos filmes mais alugados na Delta vídeo.



De qualquer forma, o filme é muito louco. Achei na Amazon.com ele sendo vendido em um pacote especial: Pi + Requiem para um sonho. Eu achei que o Pi copiava o "Requiem", mas é o contrário: Pi é anterior ao "Requiem", e é do mesmo diretor, o que explica as óbvias similaridades. Aliás, isso também explica porque os dois filmes possuem trilhas sonoras tão boas (Clint Mansell em um, Kronos Quartet no outro).

Poderia dizer que este filme é basicamente: "Um Cão Andaluz" misturado com "Waking Life", "Código da Vinci (o livro) e "Angels in America" (digo isso pela profusão de Judeus na parada). Percebem o tamanho da pira?!
O ator principal, Sean Gullette, está ótimo e duela diretamente com Ewan McGregor (de Trainspotting) no quesito "pessoa sofrendo com altos problemas de alucinação".
Todos os investidores do filme ganharam pelo menos 50% de retorno pelo investimento.

Recomendo este a todo fã de bom cinema, mas recomendo especialmente a quem é matemático ou para quem trabalha com computação.

Logo abaixo um videoclipe do filme, com quase 10 minutos de cenas junto com trilha sonora.

Petrus.



Powered by ScribeFire.

Air Sex: parvoices que se descobre quando trabalha.

Hoje tive de procurar informações, para meu trabalho, sobre um tal de "Jonah Peretti", um cara que co-fundou os sites "Huffington Post" e "BuzzFeed".

Tive a má idéia de procurar o que eram este sites na Wikipedia. O Huffington Post tinha lá uma página explicando o que era este site. Já o BuzzFeed...

Bem, digamos que fui parar na ÚNICA página que a busca da wikipedia pelo BuzzFeed me deu:

AIR SEX!

E o que sera "Air Sex"?! Sexo aéreo?!

Não... sabem o "Air Guitar", em que um ser finge que está tocando uma guitarra no ar? Bem, o "Air Sex" é basicamente um homem (vestido) fingindo que está fazendo sexo, neste caso em cima de um palco, no Japão, ao som de música, e com um prêmio para a melhor performance.

Japão... ser entediado no Japão deve ser triste...

Petrus.

domingo, 27 de maio de 2007

Idiocracy (filme)

Esta Comédia com Luke Wilson e Maya Rudolph se provou muito engraçada.

Mas depois que eu ri com o filme... eu fiquei terrivelmente deprimido.
Vamos por partes.

A premissa do filme é que um rapaz normal e um moça normal (Luke Wilson e Maya Rudolph) são congelados em um experimento militar para serem acordados em 1 ano. Mas devido ao fato do diretor do experimento ser preso por sua conexão a uma rede de prostituição, os dois são deixados congelados por 501 anos. Quando acordam, descobrem que o mundo ficou extremamente burro e voltado apenas a sexo, monster trucks, luta livre e futebol americano. De fato, os dois recém-acordados são os mais inteligentes seres humanos da Terra. E aí vocês já entenderam a premissa do filme, certo?

Sim, o filme é MUITO engraçado. Risadas garantidas. Mais: um filme que traz uma não-muito-sutil mensagem política e educativa com a qual eu me vejo concordando. Porém o momento deprimente é a explicação de COMO o mundo ficou tão burro em 500 anos.

Como?
Bem, basicamente as pessoas inteligentes e racionais, que votam conscientemente, já leram um livro, sabem a diferença entre uma camisinha e uma bexiga e etc, começaram a perceber que ter filhos é uma daquelas coisas que alguns chamam de "responsabilidade" e decidiram que esperariam o momento certo de fazer um bebê. Enquanto isso, entre as pessoas mais discretas cerebralmente...

Abaixo, um vídeo com os primeiros minutos do filme. Garanto que as imagens deixarão clara a história mesmo que você não entenda inglês.

Petrus.



PS: O elenco do filme parece fazer sua parte para impedir o terrível futuro iminente da humanidade. Veja o exemplo de Maya Rudolph, uma das estrelas do filme e filha da cantora Minnie Ripperton, que decidiu ter um filho apenas na já suficientemente madura idade (acho) de 33 anos. Quem é o pai? Um tal de Paul Thomas Anderson, um rapaz que dirigiu um tal filme chamado "Magnólia".

Powered by ScribeFire.

sábado, 26 de maio de 2007

Frase do Dia

Frase do Dia:

"A Verdade é um porco empalado no banquete da poesia."

Petrus.

(Clique Aqui para uma melhor resolução da Tira.)

Powered by ScribeFire.

Pesquisando ruas em SP. Parte 1.

Ah, as utilidades públicas...

Dois amigos meus vêm de Londrina para São Paulo fazer um concurso público. Aqui, eles precisarão ser guiados até seus locais de prova.

Para os ajudar, peguei com eles o endereço de onde eles teriam de fazer a dita prova (uma tal rua Guaranésia) e, munido disto, fui atrás de uma fonte boa de informações sobre o assunto "Como chegar na rua Guaranésia?!".

Achei que seria uma boa tentar o "Terra Mapas".

Coloquei as informações lá. "Procurando Rua Guaranésia, número 425, em São Paulo, SP.".

A primeira tela que foi-me apresentada depois disto mostrou como realmente o serviço me dá a informação que eu preciso...

Enfim.

Petrus.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Meninas Malvadas (Pretty Seduction) (filme)

Não confunda este filme com o outro "Meninas Malvadas" (Mean Girls), o 50%-clássico e 100%-bem-sucedido filme de comédia. Este é um filme de humor negro com um título que não tem nada a ver com "Meninas Malvadas", deveria ser algo como "Sedução Bonitinha".



Para falar a verdade, as meninas deste filme são deveras traquinas, mas enfim.



Para falar a verdade, achei interessante deste filme que vários atores que fazem SÓ UM PAPEL fazem EXATAMENTE O MESMO PAPEL que sempre fazem.



- Evan Rachel Wood é a adolescente excepcionalmente traquinas e problemática previamente mencionada. Antes disto ela foi uma filha problemática em "Aos Treze" e na série "Once and Again".

- Selma Blair é a namorada que é meio deixada de lado pelo namorado, como foi em "Legalmente Loira", "Histórias Proibidas" e na série "Friends".

- Ron Livingston é o cara que seria bastante legal e decente se ao menos ele não tivesse traumas passados terríveis que irrompem em comportamentos obtusos.

- Jane Krakowski faz o papel de uma mulher que trabalha para uma emissora de TV, fala besteira quando se coloca na frente de uma câmera, e é aliciadora de menores. Mais tarde ela faria na série "30 rock" uma trabalhadora de uma emissora de TV atrpalhada, e antes deste filme ela fez na série "Law & Order" uma aliciadora de menores.

- Adi Schall é a menina sexualmente reprimida por sua religião, como ela é em todos filmes que fez. Você comprovará isto vendo o seu perfil no IMDB.



E finalmente - o motivo porque eu escrevi este post meio besta.



- CLYDE KUSATSKU FAZ O PAPEL DE JUIZ! Você está perguntando "quem é esse cara", certo? Bem, ele é um japonês (se bem que nasceu no Hawaii) que SÓ FAZ PAPEL DE JUIZ! Ele foi Juiz nas séries "Shark", "Monk", e "Boston Legal". Para variar um pouco na carreira, ele fez papel em "A Intérprete" de ... chefe da polícia!



Imagine só como este rapaz responde a típica pergunta: "com o que você trabalha?". Ele responde "Eu sou um ator que só faz papel de juiz japonês!".



Petrus.



Powered by ScribeFire.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Capa desta semana da "The Economist".

É, realmente a "The Economist" é a "The Economist".


A capa desta semana está espetacular.


Petrus.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Mensagem a um de meus leitores.

Gostaria de avisar um dos leitores deste blog...

... que alguém, em algum lugar deste planeta, encontrou este blog digitando no Google a pesquisa:

"bavieca cavalo".

Enfim. Acho que você entende o post.

Para os outros leitores: piada interna, que eu não podia deicar de aproveitar.

(Confesso a todos vocês que, como diria Kyle McLachlan em "Sex and the City", "Não é 'HAHAHAHA ENGRAÇADA', mas é engraçada.")

Petrus.

A Mulher do Aviador (filme)

Este filme francês de 1981 foi uma bela surpresa.



Começa muito lento, como é um mau costume em filmes mais artísticos. Porém, já no meio, fui pego pela idéia do cineasta Éric Rohmer. Comecei a dar mais risadas. Daí até o final, é uma grande surpresa.



Me lembrou um pouco "Antes do Amanhecer", mas outros que verem o filme talvez discordem. De qualquer forma, um filme onde um rapaz dá e recebe um flerte com uma mocinha no meio de uma perseguição pelas ruas de Paris merece alguns pontos pela idéia.



Petrus.





Powered by ScribeFire.

domingo, 20 de maio de 2007

Turistas (filme)

Um bom filme de terror precisa ter pelo menos momentos em que o espectador se sente devidamente "ligado" ao filme e à emoção que está sendo transmitida para que você fique horrorisado com um médico extraindo um rim de um ara ainda vivo, e não rindo da situação absurda.



É por isso que "Turistas" é um filme de terror que funciona muito bem em não-Brasileiros e em pais ultra-protetores que tem medo que seus filhos viagem sozinhos. Como sou Brasileiro, não-pai e ainda por cima acostumado às mensagens subliminares do cinema, "Turistas" foi um filme de terror que me fez rir e ficar chocado com a maneira que o Brasil é lá retratado.



Sim, este filme se passa no Brasil. A mensagem que o filme passa é: se você for turista no Brasil, você será roubado e depois vão extrair seu rim enquanto você assite à operação.



Este filme é 50% brasileiro. Tudo aquilo que pode ser genuinamente brasileiro no filme, é. O filme foi rodado no Brasil, os atores que fazem papéis de brasileiros são brasileiros mesmo, quem fala inglês macarrônico no filme fala um inglês que genuinamente reflete a maneira brasileira de falar inglês, e etc.



Agora, como Brasileiro, e rodeado dos problemas (e soluções) deste país, eu deveria ter medo da existência de MÉDICOS BRASILEIROS ESPECIALIZADOS EM ROUBAR ÓRGÃOS SÓ DE ESTRANGEIROS?!



Hm... vou mesmo é propor um nome para a continuação deste filme:



"TURISTAS 2: TURISTAS EM BRASÍLIA!"



Deste, eu terei medo.



Petrus.





Powered by ScribeFire.