sábado, 12 de maio de 2007

Diamante de Sangue (Filme)

Acabo de assitir este filme com Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly (que está, fisicamente e felizmente, muito mais como nos velhos tempos e menos como em Hulk), e Djimon Hounsou. Os três estão muito bem no filme. Quem diria que o Leonardo DiCaprio, depois de Titanic, se tornaria um ator de primeiríssima linha?!



Como filme, "Diamante de Sangue" começa meio mal, parecendo que vai ser um filme meio canastrão demais explorando um cenário violentíssimo para um filme de aventura e ação meio cheio de clichês. Depois de 1 hora de filme, a coisa melhora e bem. Os personagens, que davam a pinta de que iam ser da profundiade de um pires, ganham uma boa dimensão a partir de então, e no final você está torcendo ativamente por eles. No final, um excelente filme.



Quanto ao problema apresentado, não é novidade para ninguém as tragédias que acontecem na África. O filme tem um ponto positivo no que ele mostra quase que exclusivamente o lado Africano do tráfico de diamantes de sangue. Digo com isso que o filme não apresenta apenas os "Capitalistas mercadores de diamantes" como os vilões terríveis que prejudicam a África. Sim, eles tem culpa no assunto, mas a loucura que reina por lá (muito dela instaurada pelo imperialismo de tempos idos) também contribui para a célebre frase "Deus abandonou a África".



Não é um filme do nível de um "Hotel Ruanda", mas é melhor que "Lágrimas do Sol" (que também é bom).

Se quiser um dia fazer uma "sessão África", alugue estes três filmes.

Aí veja depois "Dogville" e pule pela janela.



Petrus.





Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: