A algum tempo, li na CNN.com um artigo sobre um caso que teria estremecido a diplomacia entre EUA e Canadá.
O que teria acontecido é que um agente da CIA, à paisana, teria alugado um carro em uma sua visita ao Canadá, e neste carro ele eria encontrado algo muito suspeito. Era uma moeda de 25 centavos de dólar canadense com o que ele descreveu como sendo algo como "um elemento eletrônico adicional". Parecia claro que havia algo de nanotecnológico ali.
O dito agente da CIA pensou que se tratava de algum tipo de aparelho eletrônico colocado na moeda para rastreá-lo. Havia uma coisa diferente naquela moeda: uma flor vermelha estampada no centro da moeda. Colocada sob luz infravermelha, a moeda emitia uma luz muito peculiar.
Obviamente que houve um furor dentro do departamento de inteligência estadunidense com a ocasião. Estariam até os canadenses contra os EUA?!
Muito tempo passou desde este episódio, em 2004 se não me engano, e finalmente em 2007 veio à tona o caso.
O que realmente aconteceu?!
Bem, a dita moeda estranha, com a flor no meio e a estranha luminosidade infravermelha, era, pasmem... uma moeda normal!
Era apenas uma moeda de 25 centavos comemorativa, em homenagem aos cerca de 117.000 canadenses mortos em guerras que o país participou. A flor vermelha era um dos símbolos do país.
Mas, e os resquícios de Nanotecnologia?! Eram reais?! Eram sim!
A Dita Nanotecnologia era... um tipo de verniz colocado nas moedas para que a flor vermelha não ficasse apagada ou desbotada com o uso!
Era este o grande mistério.
Do lado dos investigadores canadenses chamados a opinar, estes acharam a idéia de colocar um rastreador em um moeda uma idiotice. Que garantia não havia de que a pessoa rastreada não iria gastar a moeda em alguma coisa?!
Petrus.
quinta-feira, 10 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Isso me lembra esta lenda urbana, ou marítima:
==========
ACTUAL transcript of a US naval ship with Canadian authorities off the coast of Newfoundland in October, 1995. This radio conversation was released by the Chief of Naval Operations on 10-10-95.
Americans: "Please divert your course 15 degrees to the North to avoid a collision."
Canadians: "Recommend you divert YOUR course 15 degrees to the South to avoid a collision."
Americans: "This is the captain of a US Navy ship. I say again, divert YOUR course."
Canadians: "No, I say again, you divert YOUR course."
Americans: "THIS IS THE AIRCRAFT CARRIER USS ABRAHAM LINCOLN, THE SECOND LARGEST SHIP IN THE UNITED STATES' ATLANTIC FLEET. WE ARE ACCOMPANIED BY THREE DESTROYERS, THREE CRUISERS AND NUMEROUS SUPPORT VESSELS. I DEMAND THAT YOU CHANGE YOUR COURSE 15 DEGREES NORTH. THAT'S ONE-FIVE DEGREES NORTH, OR COUNTER MEASURES WILL BE UNDERTAKEN TO ENSURE THE SAFETY OF THIS SHIP."
Canadians: "This is a lighthouse. Your call."
==========
Postar um comentário