sábado, 14 de abril de 2007

Abre los ojos (filme)

A muito tempo atrás, o  SBT passou este filme na sessão belas artes. Gravei-o e nunca assisiti inteiro. Só fiz isso hoje, quando passou o filme no canal A&E, que apesar de ter boa programação é meio bizarro.





Para quem não sabe, "Abre los ojos" é um filme de 1997 que depois foi refilmado e chamado de "Vanilla Sky", com o Tom Cruise. Penélope Cruz aparece em ambos os filmes. Acho que foi com a versão americana do filme que ela ficou famosa por aquelas bandas.



Os dois filmes realmente possuem a mesma história, quase igual. Sendo assim, e vou ser xingado pelo meu público por falar isso, acho que a versão de Hollywood tem algo de melhor do que a da Espanha, e algo de pior também.



O roteiro da versão espanhola é bem melhor. No filme estadunidense, o roteiro "corria" no final do filme para explicar todas as pontas soltas da história, ficando assim meio tacanho. O filme espanhol faz a transição e a explicação de forma muitíssimo melhor.



Já o filme estadunidense tem melhor atuação, eu diria. Tom Cruise é mais expressivo que seu equivalente espanhol, que francamento é meio apagado na sua versão e fazendo assim o psiquiatra ficar maior do que eu acho que era intentado ser. Penélope Cruz está igual, mas acho qu os homens vão preferir a ver no filme espanhol e, só de sacanagem, ver o que está diferente nela em "Abre los ojos" e "Volver". Por outro lado, na versão dos EUA, ela tem uma frase fácil de lembrar: quem sabe na próxima vida, quando nós dois formos gatos.



A música de Paul McCartney pro filme dos EUA é divertida também.



Se você não viu nenhum dos filmes e tiver que escolher, veja o espanhol primeiro e depois o estadunidense. Se tiver de escolher um só, vá com o da Espanha, afinal é o original e ganha da versão dos EUA pelo seu roteiro.



Petrus.





Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: