sábado, 17 de fevereiro de 2007

Albergue Espanhol + Bonecas Russas (Filmes)

A vários anos, aluguei e assisti a um filme chamado "O Albergue Espanhol". O tal "albergue" não era um albergue, mas sim uma república de estudantes em Barcelona. O filme é Francês, e o personagem em que a história é focada é um Francês, mas sua idéia era mostrar na república de Barcelona a idéia de várias pessoas de vários lugares e países vivendo juntos.

Aluguei o filme esperando ver algo comparável à minha vida como estudante morador de república. Decepcionei-me. O filme na verdade se foca quase exclusivamente na vida do rapaz francês, e a república multicultural em si não passa exatamente de umas pessoas que racham um teto e umas contas. Alguns personagens possuem profundidade, outros não. Algumas situações do filme são bem interessantes, inclusive uma que pode facilmente entrar nos anais das "cenas mais antológicas e/ou engraçadas do cinema", mas não salva um filme que podia ter muito mais cenas assim. Minha vida de morador de república não apenas foi mais divertida como também me apresentou mais pessoas diferentes do que aparecem no filme.

Um detalhe que nunca vou me esquecer é o menu do DVD deste filme. O DVD era lançado pela FOX, e até algum tempo atrás os DVDs da FOX eram o exemplo máximo do não-aproveitamento das novidades do DVD. Os filmes em DVD da FOX vinham sem nenhum extra, e ainda por cima todos eles tinham o mesmo Menu de raiz, padronizado com a marca da FOX. Deste filme, que é Francês e falado em várias línguas, especialmente em Francês, a dublagem original era acessada no menu escolhendo a opção "Inglês", com um asterisco que dizia embaixo "algumas partes do filme são faladas não em inglês, mas em outras línguas". Em resumo, este DVD mostrava que a FOX nem se interessou em trocar neste DVD a escolha de "áudio em inglês" para "áudio original".
Mas justiça seja feita, hoje a FOX mudou isto, e seus DVDs são alguns dos mais recheados de extras hoje em dia.

Falo deste filme porque acabo de assistir à continuação dele. É o filme "Bonecas Russas". O DVD é da "Europa Filmes", e não da FOX.
De continuação, o filme basicamente só tem os mesmos personagens. Felizmente!

Se o primeiro filme foi para mim uma decepção, o segundo atingiu níveis de excelência quase que Linklater-icos. Não tendo a premissa de mostrar uma humanidade multicultural, o filme decide explorar mais um pouco da vida do personagem do primeiro filme. Agora, livre da incumbência, o personagem começa a viver situações em que realmente se pode fazer uma ponte entre o que acontece com ele e ao seu redor e nossas vidas como pobres mortais.

O filme começa com uma introdução animada e genial, com imagens e músicas empolgantes, do tipo que recomendaria para qualquer estudante de cinema. O filme começa em um bom ritmo, conquista o telespectador com momentos engraçados, momentos filosóficos e momentos de elaboração dos personagens. Tais personagens acabam ficando tão bem desenvolvidos que seguram sozinhos o filme em sua parte final. Você quer ver como acaba o filme só porque se importa com eles.
E isso, meus caros, é algo que poucos filmes conseguem fazer. "Dália Negra" não conseguiu, aliás passou longe disso.

Recomendo então este segundo filme. Não é necessário em absoluto ver o primeiro para se apreciar o segundo.

Petrus.

Nenhum comentário: