Adoro mapas. Realmente adoro-os. Penso um dia em transformar diversos mapas em pôsteres e pendurá-los em meu quarto e em minha casa, como adornos. Esqueça quadros, prefiro mapas!
Bem, em minha busca por mapas e por conhecimento, vislumbrei um artigo na wikipédia (em Inglês) falando sobre religiões "dominantes" pelo mundo. No tal artigo, encontrei um mapa que coloria o mundo e seus países de acordo com a religião dominante de cada um deles. A escolha de cores do mapa é louvável, visto que pinta países católicos com a cor púrpura, símbolo da nobreza no Império Romano e em sua sucessora, a Igreja Católica; bem como pinta de verde, cor-símbolo do Islã, os países muçulmanos.
Este mapa me fez pensar em muitas coisas.
Entre elas estavam: "Que tipo de budismo é este que é praticado no Vietnã e aparentemente quase em nenhum outro lugar?", "Será a queridíssima República Tcheca, que nos deu Kafka, Kárel Tchapék e Sylvia Saint, o único país majoritariamente ateu/agnóstico do mundo?" e "O cara que fez este mapa não deve ter jogado Civilization 4 se marcou a China como um país dominado pela 'religião chinesa', senão ele teria escolhido marcá-la com Confucionismo ou Taoísmo como dominantes, certo?".
Mas o que mais me interessou neste mapa foi ver uma pequena "mancha Xiita" no oriente médio. O termo "mancha" é meu é não foi cunhado em sentido pejorativo, apenas em sentido cartográfico.
Vendo o mapa, perceba que a grande maioria de países muçulmanos é majoritariamente sunita, com exceção do Iraque, do Irã e do Azerbaijão. Ora, pois justamente dois destes países tem uma grande proporção dos ferrenhos inimigos do "grande satã" estadunidense, e cada um deles tormenta a política deste dito satã à sua maneira. Não vejo necessidade de explicar aos meus 5 leitores o que quero dizer com isso.
Mas tem mais! Veja só os países sunitas. Entre eles figuram a Arábia Saudita, a Turquia e o Egito. E em termos gerais estes países são muito mais amigáveis ao tio Sam que os previamente mencionados.
Seria assim a "satanização" do ocidente intrinsicamente ligada ao Xiitismo e não ao Islamismo em geral, como muitos fanáticos cristãos apontariam?
Para apimentar esta conversa, menciono algo que escutei com os próprios ouvidos e não foi emitido por uma caixa de som de computador.
Um dia, Em Londrina, assisti uma palestra de um árabe Sunita falando sobre sua religião apaixonadamente. Perguntado sobre qual a diferença entre sunitas e Xiitas, ele respondeu basicamente que "os sunitas são os muçulmanos de verdade, e os Xiitas são uns muçulmanos que não são exatamente muçulmanos".
Veja aqui o preconceito em relação ao Xiita aflorando. Em séculos idos, guerras sangrentas eclodiram na Europa porque uns falavam que o cristianismo de outros era falso. Como será que se sentem os Xiitas que escutam de quem deveriam ser seus pares em religião que sua fé é "falsa"?
terça-feira, 6 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário