Escreverei um post com tons menos blogicidas desta vez.
Sempre tive um apreço especial pelo automóvel Gurgel. No Início, o apreciava porque era um carro pequeno e enxuto, que podia levar seus passageiros do ponto A ao ponto B e só. Nada de conforto, ambiente bonito, música para escutar no trânsito ou bom climinha para dar uns amassos com alguma mocinha. O Gurgel representa puro transporte. É fluxo, energia cinética em ação, o milagre do movimento executado com um custo mínimo monetário. Isto, claro, se você puder fazer ele funcionar. E tiver paciência para esperá-lo completar o percurso desejado, visto que sua velocidade deixa a desejar.
De qualquer forma, minha apreciação pelo Gurgel cresceu após minha descoberta de seus primórdios. No início, a Gurgel construía seus carros utilizando peças de diversas fornecedoras diferentes. Um Gurgel podia ter câmbio Ford, volante Wolkswagen e motor GM. Outro podia ter câmbio GM, volante Ford e motor Wolkswagen. Certamente um consumidor da Gurgel deveras sortudo deve ter saído da revendedora com o famigerado Gurgel com volante Ferrari, câmbio Porsche e motor Lada.
Por falar nisto, eis um outro milagre do transporte popular, o Lada. Mais deixemos as homenagens aos soviéticos para outro post.
Avante no tempo, chegaram-me notícias da existência do Trabant, a escolha número 1 dos Alemães Orientais e uma das razões que levaram à unificação deste país com seu par Ocidental.
Este carro, o Trabant, era basicamente enxuto e de fazer inveja a qualquer cortador de grama. Um milagre da engenharia Teutônica, ele solucionava diversos problemas do mundo do transporte genialmente. Precisava saber quanto combustível havia no tanque? Pois bem, cada Trabant vinha equipado com uma varinha para que seu usuário fizesse exatamente isto!
Hoje em dia, tanto o Gurgel quanto o Trabant basicamente desapareceram dos holofotes que lhes iluminavam, em hoje são queridos apenas por aqueles que lhes beijam quando encontram-nos estacionados nas ruas e por grupos organizados de amantes de Gurgéis e Trabants. Na realidade, não sei se existem grupos organizados de amantes do Gurgel, mas certamente existem grupos de amantes do Trabant, e até mesmo Trabantologistas.
Petrus.
PS: Segundo o corretor ortográfico do Blogger, as palavras "ação" e "exatamente" estão escritas erradas aqui. Como seria o correto? "Acção" e "exactamente"! Este corretor do Blogger é mesmo bestial!
domingo, 4 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário