Hoje assisti ao filme "Edifício Master".
O filme é um documentário que trata de um prédio de apartamentos no Rio de Janeiro. O prédio foi uma espécie de "Favela/Bordel Vertical" a alguns anos, mas hoje é um prédio menos barra-pesada. A equipe de documentaristas passa pelos corredores do prédio e entrevista os habitantes do local. Tais habitantes são em geral pessoas de classe média-baixa, eu diria.
Depois de ver o filme, cheguei a duas conclusões:
- Velhinhos são excessivamente tarados. Os entrevistados mais jovens falam sobre a vida em geral. Os velhinhos só falam de sexo e namoro.
- O Brasil necessita DESESPERADAMENTE ter um sistema educacional mais eficiente e inclusivo. Especialmente de educação sexual. Aposto que não apresentaram para as pessoas que contam sobre suas visitas ao "centro espírita que faz seu neném descer" algo que chamam de "camisinha".
Não preciso de um documentário para chegar a estas conclusões. Uma delas é óbvia e a outra (a vida sexual dos velhinhos) francamente não é da minha conta.
Ver as histórias dos habitantes do prédio me deixou ou indiferente, ou horrorizado com o sistemas pensamento de alguns habitantes. Não pude deixar de rir quando demonstraram que a habitante mais culta do prédio, uma poetisa que morou em Nova Orleans, é aparentemente altista e curte ópio.
Não fui muito fã do filme. Acho que o diretor queria fazer uma espécie de "história oral" mostrando apenas as opiniões dos habitantes do prédio e seus mundinhos "extraordinários".
Sendo que considero diretores os principais formadores de opinião de um filme, não posso aprovar que ele se ausente como opinador de seu filme. Michael Moore não seria Michael Moore se não utilizasse seus filmes como meios para expressar suas idéias.
Se eu me engano e o diretor está presente, e o filme de fato for uma expressão da mente do diretor, então acho que simplesmente não gosto deste diretor e de sua pessoa. Detesto quem tenta glamourizar a miséria, e minha impressão é que o diretor fez exatamente isto.
Fazendo comentários assim, serei odiado logo logo pelos cientistas sociais!
Petrus.
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Talvez o Diretor compre no Dia %
Obs: paradoxo lascivo ninguém entendia e eu num sou tão altista quando a cita poetisa amiga das papoulas
Postar um comentário