Um dia, foi pedido para o roteirista Charlie Kaufman, o mesmo que escreveu "Quero ser John Malkovich", que fizesse a adaptação do livro "O ladrão de orquídeas", que é baseado em uma história supostamente real. O resultado foi o filme "Adaptação".
O detalhe é que nosso amigo Charlie não conseguiu escrever nada que prestasse a partir do livro. Seu roteiro ficou um lixo, e vendo o excremento que produziu o rapaz ficou envergonhado. Pior do que isso era sua imaginação que parecia funcionar mais para imaginar cenas sexuais com a foto da escritora na orelha do livro do que para escrever um roteiro de cinema.
Seu ponto mais baixo foi quando ele teve de ir em uma palestra com um guru da escrita de roteiros, Robert McKee, para ver se desenpacava.
Só então ele percebeu que o legal mesmo seria escrever um roteiro de um filme que mostrasse o fracassado patético que pelo visto ele era.
No melhor naipe de "American Splendor", o filme conta a história de um escritor fracassado que coincidentemente é o roteirista do filme. A diferença é que no primeiro era Paul Giamati no papel principal e no segundo é Nicholas Cage na ponta. Um Nicholas Cage meio gordo, fora de forma e enfeiado, diga-se de passagem.
Como o filme é também do mesmo diretor de "Quero Ser John Malkovich", então juntaram o resto da galera do filme e zoaram com ele. Mostravam cenas do set de filmagem do filme, as zoeiras que o povo fazia, os defeitos especiais, e etc. Aí usaram essas cenas para fazer "adaptação" onde se zoava legal com o roteirista do filme.
Realmente Charlie Kaufman deve ser meio pouco orgulhoso de si para se representar como representa no filme, porque ele é mais "loser" nesse filme que Paul Giamati em todos os seus filmes juntos, e isso contando "sideways".
O resultado final, óbvio, é um filme muito bom e muito engraçado. Com esse elenco atrás das câmeras, era de se esperar. Também ajuda que o filme tenha Meryl Streep, o ator Brian Cox interpretando o guru dos escritores (que existe de verdade e que escolheu pessoalmente que o ia representar e zoar com ele no filme), e de quebra uns peitinhos bonitos.
Ah sim. O filme é co-escrito pelo irmão gêmeo de Charlie Kaufman, que também é deveras zoado no filme e também é represtando pelo Nicholas Cage gordo, se bem que este irmão gêmeo ao menos é mais feliz e se dá bem com a Maggie Gylenhaal (Secretária). Ele foi inclusive um dos indicados para ganhar o Oscar de 2003. Isso é incrível, visto que o cara não existe e foi inventado só para o filme.
Petrus
sábado, 17 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário