sexta-feira, 2 de março de 2007

Paradigmas Rodoviários da linha Londrina-São Paulo

Hoje voltei de viagem de Londrina. Isso explica os dias sem postagens.

A minha empresa favorita que fazia a linha Londrina-São Paulo, a Brasil-Sul, não mais faz tal linha. Por este motivo, minhas opções de viagem entre as duas cidades se reduziram a duas opções: a empresa Garcia e a Kaiowa.

Analisando meu histórico de viagens com estas empresas, cheguei a algumas conclusões sobre os paradigmas das mesmas.

A Garcia faz certamente a maior parte do transporte de passageiros entre São Paulo e Londrina. A Kaiowa e a Brasil-Sul devem fazer transportar em torno de 10% do que a Garcia transporta nesta linha. O grande motivo para isto vem do "Imperialismo da Garcia" em Londrina, visto que a empresa é de lá e seu fundador era um dos patronos figurões da cidade.
Não critico este "Imperialismo", só acho que a Garcia deve ser incrivelmente agressiva contra suas concorrentes. Aposto que foi ela que colocou, através de alguma liminar na lei, a Brasil-Sul fora desta briga.

A Garcia é muito superior a suas concorrentes nos aspectos envolvidos fora do ônibus. Ela tem uma loja convenientemente instalada no centro de Londrina para vender passagens, que facilita minha vida quando quero comprar bilhetes antecipadamente. Além disto, nas rodoviárias tanto de Londrina quanto de São Paulo, seus guichês estão sempre com vários atendentes trabalhando, e os ditos guichês são organizados e mais bonitos que o da concorrência. Em São Paulo, é a única que vende bilhetes depois das 22:00, o que é útil visto que seus ônibus saem da rodoviária às 23:00. Para completar, houve uma vez que perdi meu ônibus porque acordei tarde demais para o pegar. Troquei meu bilhete por outro, no mesmo dia, sem complicações.

No entanto, quando o assunto é a parte de dentro do ônibus...

A Kaiowa e a Brasil-Sul, nas viagens nesta linha, têm a sensatez de fazer apenas uma parada no meio do caminho. Uma única parada é mais do que suficiente nesta linha. Já a Garcia faz DUAS paradas. Duas! Isto é ridículo! Só serve para que ela SEMPRE atrase o horário de suas chegadas. Aquilo que as outras fazem em 6 horas e meia, a Garcia faz em 7. Uma vez, já chegou a fazer em 9.

Para piorar, se você viajar à tarde, terá outra má surpresa. Enquanto a Kaiowa e a Brasil-Sul passam filmes para você assistir no caminho (e ás vezes até filmes bons), a Garcia não passa nada.
Em minha viagem de ida para Londrina, feita em oito horas, passei todo o trajeto escutando teorias populares sobre o combate à violência (aparentemente, os ladrões só precisavam era conhecer Jesus através do Pastor da Igreja deles). Quando isto acabou, escutei um rapaz e uma mocinha papeando e trocando uns xavecos. A mocinha era realmente bem gostosinha, além de bem burra.

Eis o ônibus da Garcia. O da Brasil-Sul é veloz e pontualíssimo, a única empresa que chegou adiantada em seu destino comigo dentro do seu ônibus. O da Kaiowa é de um modelo (semi-leito) cuja poltrona se reclina mais que a dos outros ônibus, e além disso seu bilhete é 3 reais mais barato.

Eis os paradigmas. Eis as empresas fora e dentro do ônibus. Escolha a sua.

Petrus.

PS: O Bilhete da Kaiowa é simplismente maravilhoso. É lindo.

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