domingo, 4 de março de 2007

Futebol Paulista, Hino Nacional e 3 "Brasis".

Começa agora, na Globo, a transmissão da partida entre Corinthians e Palmeiras.
Como manda a lei do campeonato paulista, antes de todas as partidas do campeonato, é necessário executar o Hino Nacional Brasileiro. Meu pai acha isso uma idiotice, e algo que só "barateia" o hino.

Pessoalmente concordo com isso. Acho que, se for para tocar um hino no campeonato paulista, que seja o Hino do Estado de São Paulo, oras!
Na minha opinião existem 3 "Brasis".
O primeiro, envolvendo São Paulo, a maior parte de Minas Gerais e o sul do País, talvez mesmo o Rio de Janeiro, se trata de um país de primeiro mundo, praticamente, ao naipe dos EUA. O segundo envolve o Nordeste, e é um país praticamente Africano, cheio de problemas e com um governo mais corrupto (e mais impune) que o do sul do país. A sorte é que no Nordeste não há guerra civil/étnica.
O terceiro seria o Brasil "Amazônico". Esse se assemelha a um país asiático como o Vietnã, eu diria. Não tenho muito a comentar sobre este, acho que está melhor das pernas que o "Brasil Africano".

Esta divisão em "3 Brasis" é política, não cultural. Brasileiro é Brasileiro em qualquer lugar, e isso é um dos maiores méritos do nosso país, algo que a Europa e os EUA deveriam aprender a emular. No entanto, cada região tem problemas específicos, e tratar todos da mesma forma é um erro de nosso sistema de governo. Não acho que nosso governo seja 100% corrupto e ruim, ele só precisa ser melhor organizado, mais denunciado e menos assistencialista.

Acho que um bom início para um movimento nesta direção seria tocar o Hino Paulista ao invés do Nacional nos jogos de futebol. Quem sabe daí começa a tocar o Hino do Rio de Janeiro no campeonato Carioca, e começamos aos poucos a pensar o Brasil diferentemente?

Petrus.

PS: Que medida minúscula para salvar o país, não?! Bem, dizem que o importante são os detalhes.

Nenhum comentário: